Soneca: ETs em hibernação poderiam explicar nossa falta de contato com eles

02/06/2017 às 13:011 min de leitura

Você já ouviu falar no Paradoxo de Fermi? Em linhas gerais, seria a explicação para o fato de não termos feito contato com vidas alienígenas, mesmo que, teoricamente, o Universo seja capaz de abrigar milhões de outras civilizações, devido ao seu tamanho. Aqui no Mega já mostramos algumas teorias, como a hipótese de eles não quererem ou o fato de a vida em outros planetas não “vingar” até se tornar inteligente.

Agora, uma nova explicação surgiu: os extraterrestres estariam hibernando! Eles estariam esperando um momento mais propício para despertarem e voltarem a ser produtivos. Ao menos é isso que defende o novo artigo escrito por Anders Sandberg, Stuart Armstrong e Milan Cirkovic, pesquisadores do Instituto do Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Segundo essa nova teoria, os alienígenas teriam transferido sua consciência para o mundo digital – esse é um futuro proposto por alguns cientistas. Assim, ao se livrarem de corpos físicos, essas raças poderiam viver em diferentes ambientes.

Estariam os ETs hibernando?

Só que o Universo ainda não é frio o suficiente para esse tipo de tecnologia: atualmente, ele possui em média –273 graus Celsius. No futuro, com a expansão do Universo, essa temperatura tenderia a cair ainda mais, tornando os processos computacionais ainda mais rápidos e permitindo uma nova existência alienígena em forma de inteligência artificial.

Obviamente, os autores dessa teoria não garantem que ela seja definitiva; afinal, não é possível comprová-la. Anomalias no Universo, como estrelas que conseguem evitar buracos negros, poderiam ser explicadas como a forma pela qual essas raças ultraevoluídas mantêm suas fontes de energia. Será? O jeito é esperar para ver... se é que ainda estaremos aqui quando (e se) fizermos contatos imediatos de terceiro grau.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: