Por que os flamingos sempre estão apoiados em apenas uma pata?

24/05/2017 às 11:211 min de leitura

Você já deve ter reparado que essas maravilhosas aves rosadas quase sempre estão fazendo pose para as fotos: elas aparecem estáticas, apoiadas em apenas uma das patas. Isso permanecia um mistério, mas os cientistas parecem finalmente ter descoberto o motivo.

De acordo com Katy Evans, do site IFLScience, nessa posição os flamingos economizam energia. Ela cita o estudo de pesquisadores norte-americanos que identificou um mecanismo que deixa a pata do animal bastante rígida quando ele alcança o equilíbrio. E como apenas uma das patas é suficiente para suportar o peso da ave, por que gastar mais energia se apoiando com as duas?

A descoberta foi feita pela professora Young-Hui Chang, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, após ela segurar um cadáver pelas patas. Ela desconfiava que esses membros tivessem articulações que se encaixavam na posição ereta, mas notou que não era esse o motivo: ao segurar o animal, ela viu que a pata ficava estática quando ele estava de pé.

Poupando energia

Assim, se mesmo animais mortos tinham essa característica, era muito provável que os vivos também usassem o mesmo mecanismo. Outro detalhe descoberto por Chang foi que o animal morto não permanecia estático ao tentar deixá-lo com as duas patas eretas, dando a entender que seus músculos eram de alguma forma programados para ficar firmes apenas em uma das patas.

Depois, ao analisar o comportamento de flamingos do zoológico de Atlanta, Chang e sua equipe notaram que a posição ereta em uma só pata é mais passiva do que ativa, ou seja, é como se essa fosse uma pose padrão e mais cômoda para os bichos. E se você acha essa descoberta inútil, pense de novo: no futuro, os cientistas podem usar essa compreensão para criar robôs e próteses mais eficientes. 

"Nossa! Que louco, hein?"

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: