Com frequência, nos deparamos com imagens de animais sorrindo “de orelha a orelha”. Mas, afinal, eles estão dando risada?

Alguns animais, assim como nós, têm a capacidade de sorrir e chorar. Porém, não como você está imaginando! Normalmente, eles se utilizam de sons para expressar seus sentimentos. Segundo a psicobiologista Sílvia Helena Cardoso, quando os ratos estão brincando, por exemplo, podem emitir vocalizações ultrassônicas, que para nós são imperceptíveis.

Os animais que se expressam de maneira mais semelhante à humana são os primatas, como chimpanzés e gorilas. Eles podem até sentir cócegas! Cães também costumam abrir a boca quando estão contentes.

Veja alguns registros incríveis de animais que pareciam estar muito felizes (mesmo que aquilo não fosse realmente um sorriso). 

1. A espécie mais parecida com a nossa. 

2. Quem tem cachorro sabe bem identificar quando eles estão pra lá de felizes!

3. Os gatos também não ficam de fora dessa.

4. A biologia mostra que aves, répteis e peixes possuem sistema límbico menos evoluído e, por isso, não se expressam de maneira tão clara. Vendo estas imagens, quase não dá para acreditar nisso. 

5. Esqueça a ciência. Estas tartarugas estão realmente felizes.

6. Estes lagartos são os animais mais fotogênicos que você verá hoje.

 7. Olha só alguns ratinhos mostrando que eles realmente se divertem.

8. Mas, então, por que vemos sorrisos onde eles não existem? É culpa do fenômeno pareidolia, que faz com que enxerguemos rostos e expressões humanas em qualquer coisa.