Maior GIF do mundo só vai terminar de rodar no ano 3017

13/04/2017 às 13:091 min de leitura

Os GIFs fazem sucesso por serem imagens em movimento com poucos segundos de duração, mas tem gente que quer quebrar essa definição. O artista finlandês Juha van Ingen criou um GIF que deve durar MIL anos!!! É isso mesmo: se nada der errado, o GIF só vai acabar no ano 3017.

A imagem é composta de 48.140.288 quadros, que vão se alternando a cada 10 minutos. Só que, se você espera um GIF bonitinho, sinto lhe informar que ele é composto apenas de um fundo preto com um número branco, como se fosse uma contagem. Segundo Ingen, a simplicidade é proposital.

“O GIF é a forma mais simples de animação existente no formato digital. Se parece impossível que uma animação simples possa ser mantida por tanto tempo, então o que acontece com todas as outras informações que temos? Nossas imagens, sons, filmes, arquivos e assim por diante?”, analisa o autor.

Museu exibe o GIF simultaneamente em várias telas

O nome da obra de arte é “O Mais Longo Possível” ou “ASLAP” – sigla do nome original em inglês, “As Long As Possible”). O Museu Kiasma de Arte Contemporânea, da Finlândia, adquiriu os direitos de exibição do GIF e se responsabilizou para que nenhum inconveniente ocorra pelo próximo milênio.

Acontece que é possível que o computador que exibe a imagem possa simplesmente parar de funcionar ou a energia acabar. Ingen se precaveu para isso e criou uma cápsula do tempo em que o GIF está guardado a sete chaves, caso precise ser rodado novamente. Já o museu está expondo várias cópias do ASLAP, tentando garantir que ao menos uma delas complete a missão no futuro. Será que vai dar certo?

Último quadro do GIF deverá mostrar essa imagem

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: