Lembra do Planeta 9? Parece que tem um 10º mundo rondando o Sistema Solar

23/06/2017 às 12:472 min de leitura

Você se recorda das notícias que andaram circulando sobre a possível existência de mais um mundo no sistema solar — o tal Planeta 9? Nós aqui do Mega Curioso publicamos diversas matérias sobre o assunto e, nelas, explicamos que já faz tempo que os cientistas acreditam que possa haver mais integrantes na nossa vizinhança, especialmente depois que algumas anomalias estranhas terem sido identificadas no Cinturão de Kuiper, uma região do espaço que marca o limite do nosso sistema planetário.

Se o Planeta 9 realmente existir — apesar das fortes evidências, ele não foi “visto” ainda —, os astrônomos acreditam que ele provavelmente seja 10 vezes mais massivo do que a Terra e orbite a 700 UA (UA = unidade astronômica) de distância do Sol, isto é, a 700 vezes a distância média que existe entre nós e a nossa estrela. Longe, né? Muito! Tanto que os cientistas estimam que o Planeta 9 levaria entre 10 mil e 20 mil anos para completar uma órbita ao redor do astro-rei.

Mais um!

Pois, se você achou legal a possibilidade de que esse mundão longínquo exista por aí, se prepare, porque surgiram notícias de que pode haver um Planeta 10 também! De acordo com Patrick Caughill, do site Futurism, pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, detectaram mais anomalias no Cinturão de Kuiper — o que, segundo eles, sugere a existência de um décimo planeta por lá.

Cinturão de Kuiper

Caso você tenha ficado curioso sobre esse papo de identificar anomalias, o cinturão conta com uma porção de objetos celestes, uns de maior porte, outros de menor, mas que, dada a sua imensa distância nos confins do sistema solar, não exercem muita influência gravitacional sobre o nosso planeta ou nossos vizinhos.

Entretanto, segundo Patrick, graças aos avanços tecnológicos e levantamentos astronômicos que foram conduzidos nos últimos anos, os movimentos orbitais dos objetos que residem no cinturão podem ser monitorados e previstos. Assim, quando alguma movimentação esquisita é identificada, ela indica a possibilidade de que algum astro grande — sobre o qual ainda não temos conhecimento — esteja afetando as órbitas dos objetos do cinturão com sua gravidade.

É aí que o (possível) Planeta 10 entra em cena. Contudo, diferente do Planeta 9, os astrônomos da Universidade do Arizona acreditam que esse novo candidato se encontre a apenas 50 UA de distância, isto é, muito mais próximo do que o outro mundo misterioso, e estimam que ele teria dimensões semelhantes às de Marte.

Será?

Os astrônomos que anunciaram a notícia estão confiantes que as anomalias indicam a existência desse 10º planeta, mas, como era de se esperar, nem todo mundo concorda com a interpretação que eles fizeram da movimentação estranha. Isso porque, segundo alguns pesquisadores, a existência de um planeta tão próximo não poderia passar despercebida por tanto tempo.

Seria legal ter mais vizinhos, você não acha?

Mesmo assim, os cientistas defensores da existência do nosso possível vizinho argumentam que será uma coincidência muito infeliz se as anomalias não forem provocadas por um planeta, e explicaram que a movimentação fortemente sugere que o número 10 está lá, esperando para ser confirmado. Por nossa parte, vamos ter que aguardar os astrônomos realizarem mais uma porção de levantamentos e observações para ver se esse mundo realmente existe. E você, o que acha?

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: