Prefeito de Bogotá se vestia de super-herói para administrar a cidade

25/10/2013 às 11:562 min de leitura

Antanas Mockus poderia ser só mais um maluco fantasiado, mas não. Ele foi o responsável por administrar a cidade de Bogotá, capital colombiana, entre os anos de 1995 e 1997, em seu primeiro mandato, e de 2001 a 2004, quando assumiu a frente da cidade pela segunda vez.

E foi vestindo uma roupa de super-herói que o candidato fez toda a sua campanha e ganhou a eleição. O prefeito também chegou a concorrer à presidência da Colômbia, mas acabou em segundo lugar nas urnas. De qualquer maneira, ele ficou marcado na história da cidade com um dos mandatos mais divertidos (e bem-sucedidos) de todos os tempos.

Atrações espetaculares

Fonte da imagem: Reprodução/Mi Blogotá

Uma das atitudes mais originais do prefeito para combater os problemas no trânsito da cidade foi contratar 400 mímicos de rua para cuidar do fluxo de carros e ainda tirar sarro dos motoristas que dirigiam mal e cometiam infrações. Além disso, ele criou uma espécie de exército de motoristas de táxi que entendiam de volante e os intitulou “Soldados da Faixa”, em uma referência à faixa de pedestres.

Outro programa desenvolvido por Mockus incluía a distribuição de 350 mil cartões com imagens de polegares positivos e negativos que serviam para que os moradores indicassem uns aos outros de forma gentil quando o próximo fazia uma atitude boa ou ruim. Os cartões não pegaram entre os colombianos, mas a prefeitura acredita que o hábito de sinalizar as ações com as próprias mãos se tornou mais frequente entre os habitantes.

Mais uma curiosidade do seu governo foi a criação da “Noite das Mulheres”, quando eram promovidos shows de graça para as mais de 700 mil mulheres da cidade, fazendo com que os homens ficassem em casa para que elas pudessem ter uma noite exclusiva de diversão.

Soluções que dão certo

Fonte da imagem: Reprodução/La Voz Libre

Por mais cômicas ou estranhas que pareçam as atitudes de Antanas Mockus na prefeitura de Bogotá, os habitantes gostavam do trabalho dele. Mas mais do que isso, os números da cidade mostraram que essas e outras ações tiveram um resultado muito positivo.

No seu governo, a taxa de assassinatos caiu para 75% dos índices registrados até então. A violência relacionada ao álcool também diminuiu drasticamente e os acidentes de trânsito caíram pela metade. Assaltos à mão armada foram registrados com menos frequência durante os seus dois mandatos, sem contar que ele foi o responsável por trazer água limpa para a casa de todos os habitantes da cidade, que era conhecida por sua falta de higiene. Mockus também criou um sistema em que as taxas eram pagas voluntariamente, o que fez com que a cidade triplicasse sua arrecadação.

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: