Conheça 4 dos gêmeos siameses mais famosos da História

29/05/2019 às 08:003 min de leitura

Você já deve ter assistido a documentários e programas de TV sobre gêmeos siameses cuja sobrevivência — sem falar na convivência! — nos parece impossível. No entanto, apesar de esses exemplos atuais de irmãos que vivem literalmente grudados mostrarem pessoas que, dentro do possível, levam vidas normais, no passado a história era bem diferente.

Durante o século 19 e começo do 20, indivíduos que nasciam com anomalias eram tidos como aberrações,  portanto, existem diversos registros de gêmeos siameses que se tornaram conhecidos e entraram para a História justamente por rodar o mundo se apresentando em circos e espetáculos de horrores. Assim, convidamos você para conhecer um pouco mais sobre alguns desses irmãos, e saber como foram — e são! — as suas vidas:

1 – Millie e Christine McCoy

Fonte da imagem: Reprodução/Scribol

Unidas a partir da base da coluna, Millie e Christine nasceram em meados do século 19 nos EUA e eram filhas de escravos. Com poucos meses de vida, as gêmeas foram vendidas para serem apresentadas como aberrações, e esse foi apenas o começo de suas conturbadas vidas. As meninas foram sequestradas, revendidas, apresentadas em circos e até em exposições de museu e, depois de viajarem pelo Canadá e Europa, finalmente voltaram para os braços dos pais.

Millie e Christine se aposentaram da “vida artística” — e de toda a exploração que sofreram — assim que a emancipação dos escravos foi proclamada nos EUA, e foram viver em uma fazenda na Carolina do Norte. As gêmeas faleceram aos 61 anos de idade em decorrência de uma tuberculose, contraída por Millie.

2 – Daisy e Violet Hilton

Fonte da imagem: Reprodução/Scribol

Nascidas no início do século 20 em Brighton, na Inglaterra, Daisy e Violet foram doadas pela mãe biológica à parteira que as trouxe ao mundo com um mês de vida. A mulher logo percebeu que as gêmeas poderiam render muito dinheiro, e as meninas se tornaram um sucesso quando ainda eram pequeninas, aparecendo em cartões postais e se apresentando em turnês pelo mundo.

Ao morrer, a “mãe” adotiva passou a guarda das gêmeas para a filha e o marido, que depois de acumular uma bela fortuna explorando as meninas, se mudaram para os EUA. Daisy e Violet também se tornaram famosas na terra do Tio Sam, e nos anos de 30 entraram com um processo contra o casal que as explorava. Depois de receberem uma grande indenização, as duas se lançaram à carreira artística e inclusive apareceram em um par de filmes.

Após alguns anos, Daisy e Violet foram abandonadas por seu agente e foram trabalhar um supermercado nos EUA. Tragicamente, em 1969, as gêmeas foram encontradas mortas no trailer no qual viviam a causa de um surto de gripe.

3 – Giacomo e Giovanni Tocci

Fonte da imagem: Reprodução/Scribol

A dupla acima nasceu no final do século 19 na Itália, e era unida da sexta costela para baixo, contando com alguns órgãos em dobro, como era o caso dos pulmões, coração e o estômago. Contudo, os meninos possuíam apenas um par de pernas e compartilhavam a genitália. Por outro lado, os gêmeos Tocci tinham dois braços cada um, e seus temperamentos eram completamente opostos.

Desde pequenos, Giacomo e Giovanni fizeram bastante sucesso como atração em circos e espetáculos de aberrações, e muitas vezes foram chamados erroneamente de “O Menino de Duas Cabeças”. Após alguns anos se apresentando pelo mundo, os gêmeos simplesmente desapareceram, e acredita-se que morreram com pouco mais do que 30 anos de idade.

4 – Chang e Eng Bunker

Fonte da imagem: Reprodução/Scribol

Os tailandeses acima provavelmente sejam os gêmeos mais famosos da História, e foi graças a eles que o termo “siamês” foi adotado para identificar irmãos que nascem unidos por alguma parte do corpo, pois na época em que Chang e Eng nasceram a Tailândia se chamava Sião. Os dois eram unidos pelo peito e compartilhavam apenas o fígado, e só foram ficar conhecidos aos 18 anos, quando embarcaram com o famoso Circo de Barnum em uma turnê mundial.

Depois de alguns anos de estrada, Chang e Eng decidiram comprar uma fazenda nos EUA e se casaram com as irmãs Sarah Anne e Adelaide Yates — gêmeas, mas não siamesas —, com as quais tiveram juntos mais de 20 filhos! Os siameses faleceram aos 63 anos, depois que Chang contraiu pneumonia e morreu enquanto dormia. Eng sucumbiu algumas horas depois, depois de supostamente ter se recusado a passar por uma cirurgia para se separar do irmão.

***

Exemplos da atualidade

Abigail e Brittany Hensel

Krista e Tatiana Hogan

Lori e Reba Schappell

*Publicado originalmente em 26/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: