Você não se acha uma pessoa bonita? Então talvez você seja um bom cientista

26/05/2017 às 05:042 min de leitura

O mundo é realmente bizarro e está na hora de revermos alguns conceitos, especialmente aqueles que têm relação com o que uma ou outra pessoa considera belo. Se temos gostos e preferências diferentes, por que é que teimamos em padronizar o que é bonito em vez de admirar todo tipo de beleza?

A questão é tão forte que um grupo de pesquisadores de Cambridge resolveu estudar a beleza no mundo científico, e o que se descobriu foi que cientistas considerados bonitos conseguem ter bons públicos em suas aulas e palestras, mas são vistos como menos inteligentes com base na velha premissa de que “são bonitos demais para isso”.

A pesquisa mostrou que a boa aparência do ex-músico e físico Brian Cox e da especialista em anatomia Alice Roberts é um fator que contribuiu muito para que eles obtivessem sucesso como comunicadores científicos. Ainda assim, o público tendia a não acreditar que esses dois apresentadores eram mesmo assim tão inteligentes.

Mas que coisa!

“Dada a importância da Ciência para as questões que poderiam ter um grande impacto na sociedade, como as alterações climáticas, a sustentabilidade alimentar e as vacinas, os cientistas são cada vez mais obrigados a se envolver com o público”, disse o pesquisador Dr. Will Skylark, do Departamento de Psicologia de Cambridge, em declaração publicada no itv.

“Sabemos de estudos que mostram que o sucesso político pode ser predito a partir da aparência facial, que as pessoas podem ser influenciadas pela forma como alguém parece, e não necessariamente pelo que dizem. Queríamos ver se isso era verdade para os cientistas”, explicou Skylark.

A pesquisa contou com a participação de um grupo de voluntários, que classificaram fotos de 300 cientistas britânicos. Apenas olhando as imagens, eles deveriam dizer quem era mais atraente e quem parecia ser mais inteligente.

Outro grupo de voluntários precisou dizer, ao ver as mesmas fotos, quais cientistas eles queriam conhecer melhor, saber sobre seus trabalhos e quais eles achavam que tinham feito pesquisas importantes.

Eita

Os resultados revelaram que as pessoas têm mais interesse em aprender sobre o trabalho de cientistas que são considerados fisicamente atraentes – eles foram descritos como pessoas que parecem ser competentes e de boa moral.

Agora quando o assunto envolvia julgar a capacidade científica dos pesquisadores, os voluntários mostraram que quanto mais uma pessoa parece bonita e dentro de um padrão de beleza, menos se espera que o trabalho dela tenha qualidade.

A pesquisa mostrou que, realmente, analisamos a aparência do rosto de uma pessoa para dizer se ela é mesmo muito inteligente ou não. Como é cada vez maior o número de especialistas em assuntos diversos ganhando espaço em programas de TV, dá até mesmo para fazer nossa própria análise e ver se eles são bonitões ou não e, uma vez que isso fique claro, pensarmos se realmente tendemos a dar mais credibilidade apenas às pessoas que não são tão bonitas assim. O que você acha?

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: