publicidade

Alien, cobra bizarra ou minhoca mutante: que bicho é esse na imagem?

19/07/2017 às 13:552 min de leitura

Você deu uma boa olhada no animal esquisito da foto? O bicho viralizou depois de algumas imagens serem postadas no Facebook por um cara da Malásia chamado Danish Ho no início de julho e, segundo Stephanie Pappas, do site Live Science, não se trata de nenhum alien, cobra bizarra ou minhoca mutante, mas de um verme que pertence a uma subfamília de platelmintos chamada Bipaliinae. Confira a criatura em movimento a seguir:

De acordo com Stephanie, esses animais podem ser encontrados principalmente em Madagascar, na Índia e no sudeste asiático, e como você viu, eles têm cabeças achatadas que lembram as dos tubarões-martelo. O formato do órgão, aliás, é algo comum desses vermes — cujos corpos podem chegar a medir mais de 30 centímetros de comprimento. E mais uma porção de coisas “mega” curiosas sobre esses bichos!

Hábitos ligeiramente sinistros

Eles geralmente se reproduzem de forma assexuada  desprendendo parte de suas caudas — se regenerando depois —, e curtem devorar minhocas. E falando nisso, as bocas dos vermes não ficam em suas cabeças, mas sim na região central de seus corpos, na parte inferior, e também servem de ânus. Com relação à alimentação, esses bichos atacam suas presas cobrindo seus corpos e expelindo uma meleca grudenta que se adere ao corpinho da vítima para imobilizá-la.

(Facebook/Danish Ho)

O que acontece depois é, na verdade, um tanto quanto sinistro: os vermes secretam enzimas digestivas que transformam suas presas em “geleia” e, depois, sugam essa gosma pouco a pouco por suas bocas. Quer ter o prazer de ver essa belezura de banquete sendo preparado? Então, assista no vídeo abaixo:

Sobre as cabeças achatadas dos vermes, elas podem apresentar diversos formatos diferentes — como meia-lua, bumerangue e ponta de flecha — e são cobertas por órgãos sensoriais chamados quimiorreceptores que os ajudam a detectar a presença de possíveis presas. Esses animais também são dotados de estruturas análogas a olhos, embora os cientistas não saibam dizer quanta luz pode ser percebida por esses olhinhos.

E se você ficou curioso sobre a espécie específica de vermes que você viu nos dois vídeos que foram incluídos na matéria, segundo Stephanie, é impossível diferenciar umas das outras. De acordo com os especialistas nesses animais, para determinar à quais espécies eles pertencem seria necessário realizar uma dissecação e testes de DNA, já que inclusive os membros da mesma espécie podem ter corpos com diferentes formatos e colorações distintas.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: