8 curiosidades sobre Han Solo, da saga ‘Star Wars’

24/05/2018 às 06:313 min de leitura

Nesta quinta-feira (24), o aguardado "Han Solo: Uma História Star Wars" estreia em cinemas de todo o país contando a juventude do personagem imortalizado por Harrison Ford e que agora está sob responsabilidade de Alden Ehrenreich. As primeiras reações ao filme foram mistas, mas que conhecer um pouco mais do ex-contrabandista mais amados das galáxias?

1. Todo mundo queria ter interpretado Han Solo

O personagem parece ser uma unanimidade entre os atores. Para citar exemplos recentes, Chris Pine, do novo “Star Trek”, e Chris Pratt, de “Jurassic World” e “Guardiões da Galáxia”, já deram declarações que adorariam ter interpretado o personagem e que ele serviu de inspiração para suas carreiras cinematográficas. O spin off focado no contrabandista escolheu o ator Alden Ehrenreich, de 28 anos, para rejuvenescer o personagem.

han soloA nova cara de Han Solo

2. Como ele conheceu Chewbacca

Os dois são inseparáveis, mas você sabe como eles se conheceram? Han encontrou Chewie em um navio negreiro, e o capitão da embarcação ordenou que o nosso amado personagem esfolasse o peludo wookie. Com a recusa de Han em cumprir a tarefa, Chewbacca declarou uma dívida de vida para o capitão da Millenium Falcon.

Chewbacca tem dívida de vida com Han Solo

3. É claro que Han Solo atirou primeiro!

Uma das maiores “guerras” em Star Wars foi a intervenção que o diretor George Lucas fez no longa original. Em 1977, vimos Han Solo atirar e matar Greedo, o caçador de recompensas enviado por Jabba para capturá-lo. Lucas sempre disse que isso foi uma “autodefesa”, tanto que na versão restaurada de 1997 ele inseriu um efeito especial em que Greedo aparece atirando primeiro e errando o alvo. Quando o script original de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” caiu na internet, tivemos a confirmação: Han Solo dispara antes e fim de papo!

4. Francis Ford Coppola serviu de inspiração para o personagem

Inicialmente, George Lucas iria dirigir “Apocalypse Now”, mas suas obrigações com o primeiro “Star Wars” o impediram de cumprir essa tarefa. Entretanto, ele conheceu o diretor Francis Ford Coppola na produção do filme e disse que a arrogância e a fala mansa de Coppola serviram de guia para ele conduzir Harrison Ford em um de seus papéis mais emblemáticos da História.

George Lucas e Francis Ford Coppola: o diretor de "Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now" serviu de inspiração para Han Solo

5. Outros atores foram cogitados para o papel

Você consegue imaginar outra pessoa que não seja Harrison Ford interpretando Han Solo? Pois isso chegou a ser cogitado. Al Pacino, Christopher Walken, Nick Nolte e Kurt Russell eram outras opções – esse último fez até um teste, que foi divulgado na internet há alguns anos.

6. Han Solo quase foi morto

Harrison Ford veio com essa ideia estapafúrdia durante as gravações de “Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi”. Ele achava que, se Han Solo fosse morto pelo ewoks, seu personagem teria ainda mais ressonância na história do cinema. Ainda bem que George Lucas não comprou a ideia.

Harrison Ford queria que Han Solo fosse morto pelos ewoks

7. Han Solo “participa” da série “Firefly”

Criada por Joss Whedon, o mesmo de “Buffy, a Caça Vampiros”, a série “Firefly” durou apenas uma temporada, entre 2002 e 2003. Apesar disso, ela tem uma sólida base de fãs que até hoje espera uma continuação para as aventuras da nave Serenity no desbravamento de um novo Sistema Solar. O que poucas pessoas sabem é que uma réplica em miniatura da estátua de Han Solo congelado em carbonite aparece “escondida” em várias cenas do seriado de ficção.

Miniatura de Han Solo congelado em carbonite aparece em cena de "Firefly"

8. O personagem era para ser um alienígena

Tal como Chewbacca era um wookie, Han Solo também não seria um humano. Nos planos de George Lucas, ele teria a aparência de um peixe, mas sem as guelras. Seria uma espécie de grande monstro verde, mas Lucas desistiu da ideia quando trabalhou com Harrison Ford em “Loucuras de Verão”, de 1973.

Han Solo quase teve uma aparência bem diferente

*Publicado em 28/07/2015 e atualizado em 24/05/2018

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: