Você já teve a péssima ideia de pingar água em uma frigideira cheia de óleo quente? Caso tenha feito isso, você deve ter lembranças ruins, já que pode ter causado uma espécie de explosão e diversas queimaduras. Porém, o youtuber acima mostrou que é possível, sim, fritar a água!

Jonathan Marcus pega uma bolinha congelada de água, passa na farinha, em ovos e em migalhas de pão, para dar aquela famosa empanada, e logo em seguida frita a “guloseima” com delicadeza. O óleo usado foi o de amendoim, aquecido a 190 graus Celsius, mas o segredo está antes da fritura: alginato de cálcio.

Essa é uma substância gelatinosa, feita com a adição de cloreto de cálcio no alginato de sódio. Ela é comum na gastronomia molecular, porque dá um formato esférico aos alimentos – tanto que a técnica é chamada de esferificação inversa. A substância cria uma espécie de película protetora, que permite que o empanado seja frito mantendo a água dentro da bolinha. Qual é a utilidade disso? Ainda estamos tentando descobrir...

Para finalizar, uma dica importantíssima: NÃO tente isso em casa!

Técnica da gastronomia molecular permitiu a experiência inusitada

***