Quer parecer mais jovem? Então comece a distribuir sorrisos!

22/05/2015 às 06:152 min de leitura

Não faz muito tempo publicamos aqui no Mega Curioso a história de uma mulher que não sorri há 40 anos para evitar rugas, já que, para ela, poupar o rosto dessa expressão teria o efeito de um “Botox natural”. Contudo, um estudo recente revelou que pessoas com expressões felizes dão a impressão de serem mais jovens. Talvez seja uma boa ideia a mulher que decidiu parar de sorrir para preservar o rosto rever tanta seriedade em sua vida!

De acordo com Deni Kirkova do Daily Mail, o estudo foi conduzido por pesquisadores da Nívea — mais precisamente, para o lançamento de um novo produto da linha “Nívea Q10 plus”. Durante a pesquisa, o time de cientistas pediu que 2 mil pessoas estimassem a idade de 12 mulheres com idades entre 28 e 69 anos — e todas as “modelos” foram fotografadas com expressões felizes, neutras e tristes.

Distribuindo sorrisos

Modelos com expressão triste

Os cientistas descobriram que as emoções podem influenciar significativamente a nossa percepção de idade. Os resultados revelaram que o simples ato de distribuir sorrisos pode reduzir a percepção da idade em, em média, dois anos. Em alguns casos, as expressões mais felizes chegaram a “tirar” quatro anos da idade das modelos! E as pessoas mais sorridentes também foram associadas com a ideia de generosidade, autoconfiança e popularidade.

Modelos com expressão neutra

Em contrapartida, expressões carrancudas podem acrescentar anos, enquanto que as neutras são basicamente... neutras. Segundo um dos pesquisadores envolvidos no estudo, nós nos baseamos em uma série de “pistas” para estimar a idade de alguém — como o estilo, o comportamento etc. Contudo, quando o rosto de alguém é a nossa única fonte de referência, as expressões faciais têm um grande impacto na nossa percepção.

Modelos com expressão feliz

Conforme disse o cientista, a pesquisa apontou que os rostos sorridentes parecem mais atraentes, e a atração está associada com a noção de juventude. Além disso, as pessoas felizes costumam ser vistas como mais populares, sociáveis, seguras e bondosas.

O pesquisador ainda explicou que indivíduos felizes também se beneficiam de outras vantagens de seu estado de humor, já que a ação de sorrir está relacionada com uma maior longevidade, mais vitalidade e sucesso profissional. E mais: sorrir ajuda a reduzir o estresse, a liberar endorfinas e relaxar o corpo, e o exercício dos músculos faciais envolvidos nessa ação promovem um maior fluxo sanguíneo no rosto, fazendo com que pareçamos mais jovens. 

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: