5 dicas aprovadas pela Ciência para você causar uma boa primeira impressão

10/12/2015 às 13:103 min de leitura

Todo mundo já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? De acordo com a Ciência, essa ideia não é um simples ditado popular, já que os seres humanos realmente formam suas opiniões a respeito dos demais observando detalhes como a linguagem corporal, o tom de voz e a atitude.

Portanto, seja durante um primeiro encontro, em uma entrevista de emprego ou ao conhecer um grupo novo de pessoas, é de suma importância saber se apresentar bem para transmitir uma imagem positiva. Quer algumas indicações de como fazer isso? Confira a seguir cinco dicas que a gente reuniu para você — a partir de um artigo postado pelo pessoal do Mental_Floss e de alguns que já publicamos por aqui:

1 – Cuidado ao se expressar

Conforme explicamos em uma matéria — que você pode acessar através deste link — aqui do Mega Curioso, as pessoas podem formar opiniões a nosso respeito simplesmente a partir da forma como nos expressamos, julgando se somos confiáveis, amigáveis, agressivos ou inteligentes apenas observando como proferimos algumas poucas palavras.

Portanto, se você quer causar uma boa primeira impressão, é importante prestar atenção em alguns detalhes quando você for interagir com os demais. Pessoas que falam mais pausadamente, por exemplo, podem passar a impressão de serem pouco confiantes, enquanto o tom de voz mais estridente é associado com indivíduos mais dominantes e agressivos. Assim, o ideal é falar de forma clara e confiante, além de usar um tom amigável — e não intimidador.

Além disso, a maneira como gesticulamos pode transmitir nervosismo ou segurança, o que significa que saber controlar o corpo e a maneira como falamos pode nos ajudar a conduzir o discurso e a cativar a “plateia”. A tarefa não é nada fácil, mas com um pouco de treino você pode aprender a ajustar discretamente o tom e o volume da voz e a se mover de maneira inteligente para que os demais se sintam mais envolvidos e prestem mais atenção em você. E nunca se esqueça de sorrir!

2 – Olho no olho

Vai dizer que você nunca conversou com alguém que olhava para todos os cantos menos nos seus olhos! Aliás, vai dizer que isso não te deixou um pouco incomodado! Além de ser meio esquisito, pesquisas apontaram que os indivíduos que não mantêm contato visual com seus interlocutores são vistos como menos inteligentes do que aqueles que sabem como lançar mão de um bom “olho no olho”.

No entanto, é importante saber dosar a forma como você usa essa “arma”! Afinal, fixar o olhar nos outros indefinidamente não fará com que as pessoas pensem que você é um gênio. Na verdade, dizem que os psicopatas mantém contato visual com padrões estranhos — e você não quer que ninguém forme essa primeira impressão a seu respeito, certo?

3 – Aperto de mão

Nós já falamos aqui no Mega Curioso a respeito dos segredos de um bom aperto de mãos — você pode conferir a matéria completa através deste link — e, apesar de parecer algo banal e simples, um aperto de mãos “mal dado” pode ser lembrado por muito tempo e refletir na impressão que os outros formam de você.

Isso porque, embora seja uma ação rápida, a saudação pode transmitir informações associadas à memória tátil, à capacidade social, à harmonia, à saúde e à segurança, além de ser interpretada como uma forma quase inequívoca de compartilhar sentimentos e intenções.

Assim, basicamente, um bom aperto de mãos é firme, cálido e “seco”, o que significa que ele não deve ser frouxo — nem apertado ou vigoroso demais —, deve ser sincero (e um bom contato visual pode ajudar muito neste caso) e, de preferência, as mãos não devem estar molhadas.

4 – Cuide do visual

Tudo bem que cada um tem seu próprio estilo na hora de se vestir, mas, se você quiser causar uma boa impressão logo de cara, fique atento ao seu visual. Afinal, quando você olha para um sujeito usando bermudão, chinelo e regata e quando você bate o olho em alguém usando roupas mais sérias, como calça e camisa, qual dos dois transmite mais segurança e uma imagem mais “profissional”?

Existem vários estudos por aí que apontaram que nós julgamos os demais com base na aparência — e não é apenas a forma de se vestir que pode influenciar a opinião que formamos dos outros. A higiene também é um fator que pode afetar positiva ou negativamente a formação de uma primeira impressão, portanto procure andar sempre limpinho, cheiroso e com o sorriso em ordem.

Aliás, já que estamos no assunto, no caso dos meninos, uma pesquisa apontou que o comprimento dos cabelos e a presença de barba pode afetar a percepção das pessoas. De maneira geral, os cabelos mais curtos são mais favoráveis, enquanto as barbinhas — aquelas de “três dias”, e não as de Papai Noel! — são consideradas atraentes pelas mulheres.

5 – Demonstre interesse

É muito difícil causar uma boa impressão sem criar uma relação de confiança com o outro em um primeiro contato, portanto é muito importante ouvir o que a pessoa tem a dizer e tentar se conectar com ela. Uma boa saída para isso é demonstrar interesse e descobrir mais sobre seus hobbies e ambições durante um simples bate-papo e, claro, para isso você precisa deixar que a pessoa fale!

Aliás, tome cuidado para não monopolizar a conversa sem querer, pois, dessa forma, em vez de transmitir cordialidade e simpatia, o seu interlocutor pode pensar que você é controlador e autoritário. Por outro lado, se a pessoa sentir que você está interessado no que ela está dizendo, ela ficará mais à vontade para se abrir e confiar em você.

Você tem alguma dica infalível para causar uma boa primeira impressão? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: