Se você é do tipo de pessoa que adora abocanhar a famosa combinação de dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão de gergelim, talvez seja melhor se preparar psicologicamente antes de continuar a leitura. O Sploid publicou recentemente os efeitos do Big Mac no corpo humano depois de 1 hora de ingestão. Confira:

Nos primeiros 10 minutos

Em termos evolutivos, é correto dizer que o cérebro humano é completamente aficionado por alimentos hipercalóricos. Isso tem a ver com o fato de que a comida já foi muito mais escassa do que é hoje. Basicamente, 10 minutos depois de você abocanhar aquele Big Mac suculento, que tem em média 540 calorias, seus níveis de açúcar no sangue sobem absurdamente.

Esse pico de glicose ativa o sistema de recompensa do seu cérebro, aquela mesma região que é estimulada quando as pessoas usam algum tipo de droga. A partir daí, você tem aquela sensação de bem-estar que vai fazer com que você queira pedir outro sanduíche o mais rápido possível.

Depois de 20 minutos

Pode não parecer, mas o pãozinho do Big Mac tem níveis altos de açúcar e sódio – dois ingredientes que fazem com que o seu corpo deseje mais e mais sanduíches. Além do poder viciante, tanto o açúcar quanto o sódio estão entre os responsáveis por casos de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Depois de 30 minutos

Quando dizemos que o Big Mac é rico em sódio, estamos falando de 970 miligramas da substância – quantidade suficiente para deixar seu corpo desidratado. A desidratação tem efeitos parecidos com os da fome, o que é ótimo para quem vende os sandubas: assim você é capaz de comprar outro logo em seguida.

A ingestão exagerada de sódio dificulta o trabalho dos seus rins, que não conseguem se livrar do sal do seu corpo. Além disso, o coração é obrigado a trabalhar mais rapidamente, provocando uma elevação na sua pressão arterial, o que causa doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Depois de 40 minutos

Você acabou de comer um Big Mac inteiro, certo? Pois é bem provável que 40 minutos depois da refeição você já sinta um desejo incrível de mais e mais desse sanduíche viciante. Isso acontece porque seu corpo está descontrolado diante da alta quantidade de açúcar ingerida.

Quando você consome um alimento altamente calórico, seu organismo produz insulina suficiente para que o açúcar seja reduzido drasticamente. O resultado? Você quer mais e mais.

Depois de 60 minutos

Sabia que seu corpo leva entre 24 e 72 horas para digerir o que você come? Bastante, né? Então se prepare para esta: hambúrgueres requerem mais tempo ainda para a digestão graças à sua característica gordurenta. Um Big Mac, por exemplo, pode demorar mais de três dias para ser completamente processado.

Achou tempo demais? Então saiba que a gordura trans, de modo geral, só é eliminada do seu organismo depois de 51 longos dias. E, claro, o Big Mac tem esse ingrediente – 1,5 grama, para sermos mais específicos. Caso você ainda não tenha ouvido falar, esse tipo de gordura está associado com doenças cardíacas, obesidade, câncer e diabetes.

E você, com que frequência saboreia essa perigosa tentação?