Contas brasileiras da Uber estão sendo usadas na Rússia

05/04/2017 às 12:102 min de leitura

De acordo com G1, contas Uber de brasileiros estão sendo invadidas e utilizadas na Rússia. Em um casos, uma publicitária de 28 anos percebeu a invasão ao abrir o aplicativo da Uber e notar que o idioma havia sido alterado de português para russo. Logo em seguida, a usuária notou que também haviam sido realizadas corridas na Rússia e a própria conta — e não, ela não saiu de São Paulo, cidade em que mora no Brasil.

Outro usuário mostrou um caso mais grave: assim que abriu o histórico de viagens, viu uma cobrança de 1.190 rublos na conta, a moeda russa, cobrada por uma viagem de 50 quilômetros em São Petersburgo, na Rússia. No total, esse usuário "sofreu" três viagens, com o app da Uber cobrando 3 mil rublos, cerca de R$ 166.

O dinheiro e os dados foram restabelecidos pela Uber

"A Uber demorou mais de quatro dias para me dar um retorno que não parecesse uma mensagem automática”, notou a primeira usuária que teve a conta invadida. Ela ainda comentou que os russos enviaram mensagens para a Uber dizendo que sofriam de "psicose maníaco e esquizofrenia com dupla personalidade" — para, dessa maneira, a Uber não cancelar a conta e estornar o dinheiro.

“O que me deixou mais besta mesmo foi eles terem entrado na conta e até enviado essas mensagens absurdas, e a Uber ainda me pedir para enviar mais dados por dentro do app, em que obviamente havia acesso direto por parte do hacker”, disse a usuária ao G1.

No final das contas, a Uber restituiu o dinheiro das contas invadidas e restabeleceu os cadastros. Contudo, os usuários comentaram que não usam mais o aplicativo. Em comentário ao G1, a Uber disse: "Orientamos os usuários a nunca compartilharem os dados de senha do seu cadastro, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo. Caso isso venha acontecer, o usuário pode reportar à Uber pelo próprio aplicativo ou pelo site, e as devidas providências serão tomadas pela equipe de suporte."

Print

*Via Tecmundo.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: