Atleta humilha e completa Maratona de Hannover de costas!

11/05/2017 às 04:362 min de leitura

Se você luta para manter uma vida saudável e os treinos de alguma modalidade em dia — ou mesmo está com dificuldades para começar a movimentar o esqueleto —, saiba que existe muita gente por aí que pode servir como motivação, viu? E nós aqui do Mega Curioso temos mostrado algumas histórias curiosas  e inspiradoras.

Outro exemplo bom é o do alemão Markus Jürgens, que participou da última Maratona de Hannover, na Alemanha, no dia 9 de abril, correndo completamente de costas! Achou pouco? Pois os 42 quilômetros foram vencidos em 3 horas, 38 minutos e 27 segundos, o que significou a quebra de recorde na categoria “maratona de costas”. Se você já tem alguma intimidade com a corrida, sabe que isso é bem rápido! Afinal, ele manteve um ritmo médio de 5 minutos e 10 segundos por quilômetro — e isso já é difícil mesmo andando para frente! Rs...

Como é que ele não fica tonto?

O atleta de 29 anos conta que a iniciativa — nada convencional, convenhamos — veio após uma conversa com um amigo. Esse sujeito simplesmente encheu a cara antes de uma prova na qual estava inscrito e, para não faltar, foi correr de ressaca mesmo. No entanto, em virtude do mal-estar absoluto, sua velocidade era tão baixa que outro companheiro resolveu acompanhá-lo de costas. Anos depois, ele contou essa situação inusitada para Jürgens, que decidiu então treinar de verdade assim: de costas!

Jürgens encara tudo isso bem naturalmente e inclusive garante que não se importa com os olhares estranhos que recebe de outras pessoas. “É muito divertido correr dessa forma. Vejo o rosto dos demais corredores e percebo o que eles estão sentindo na corrida. Você vê coisas bem diferentes nos semblantes das pessoas, e tudo fica mais intenso”, afirma o alemão, que coloca o número de inscrição nas costas.

Embora corajoso e inovador em seu jeito de correr, ele explica que toma bastante cuidado. “Quando não conto com a ajuda de um amigo, me oriento pela rua. Percebo quando uma curva se aproxima analisando a calçada”, diz ele, que já completou 36 maratonas, sendo três de costas.

Na realidade, já existem até algumas pesquisas universitárias sobre o método de correr de costas. Um estudo da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, por exemplo, defende que essa é uma forma eficiente de queimar gordura corporal. Já uma pesquisa realizada pela Universidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que correr de costas melhora o rendimento na modalidade habitual em cerca de 2,5%.

O próximo desafio de Jürgens será uma prova de ultratriathlon com 7,6 km de natação, 360 km de ciclismo e 84 km de corrida, mas ele diz que dessa vez vai ser da forma tradicional mesmo: de frente. Você pode acompanhar mais da rotina do atleta pelo site ou pela página dele no Facebook.

***

E aí, caro leitor? O que achou do feito do atleta alemão? Conte para nós na seção dos comentários.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: