NASA acredita que vida extraterrestre será descoberta nas próximas décadas

08/04/2015 às 10:452 min de leitura

Não é de hoje que ouvimos cientistas garantindo que formas de vida alienígena serão descobertas em breve. No entanto, de acordo com Jim Algar do portal Tech Times, desta vez quem fez essa afirmação foi a própria NASA — que explicou que não só é pouco provável que os terráqueos estejam sozinhos no Universo, como garantiu que a humanidade está mais próxima do nunca de detectar sinais de vida no cosmos.

Segundo Algar, durante um painel de discussão organizado em Washington, cientistas da agência espacial disseram acreditar que fortes indícios de vida fora da Terra serão descobertos na próxima década, e que no período de 10 ou 20 anos serão encontradas evidências definitivas desses organismos.

A revelação ocorreu enquanto a NASA discutia o andamento de projetos voltados à identificação de planetas habitáveis que possam contar com formas vida. Conforme explicaram os cientistas, a agência sabe como e onde as buscas devem ser realizadas, e inclusive já desenvolveu — ou está implementando — a tecnologia necessária para isso.

Água e vida

De acordo com Algar, a crença de que existe vida fora da Terra vem crescendo nos últimos anos, e foi especialmente reforçada depois que a presença de água foi confirmada em outros planetas e satélites. Para o pessoal da NASA, um exemplo disso são os estudos que confirmaram a existência de uma enorme quantidade de água em uma das luas de Júpiter.

Além disso, uma análise recente da atmosfera de Marte apontou que 50% do hemisfério norte do Planeta Vermelho pode ter sido coberto por um oceano com mais de 1,5 quilômetro de profundidade durante um período de até 1,2 bilhão de anos. E esse tempo poderia ter sido longo o suficiente para que formas de vida complexas pudessem se desenvolver.

Outros levantamentos também detectaram a existência de água em nuvens interestelares — que são regiões do espaço nas quais sistemas solares e estelares se formam. Entretanto, o pessoal da NASA alertou que não espera encontrar homenzinhos verdes prontos para invadir a Terra não. Os cientistas estão confiantes de que descobrirão vida no Sistema Solar na forma de pequenos micróbios, e acreditam fortemente que isso acontecerá já na próxima geração.