4 itens comuns que podem facilitar a vida de quem vai para a prisão

26/04/2016 às 12:202 min de leitura

Imagine que — em um universo paralelo e completamente ao avesso — você acaba sendo injustamente enviado à cadeia e é obrigado a permanecer preso durante alguns dias até que a sua inocência seja provada. Como você faria para tornar a sua estadia menos penosa e mais digna? Robert Grimminck, do portal Top Tenz, reuniu alguns truques valiosos ensinados por prisioneiros norte-americanos criados a partir de itens básicos. Confira 4 deles a seguir:

* Antes de você ler a lista, nós do Mega Curioso gostaríamos de esclarecer que, de forma alguma apoiamos a violência ou o crime. A matéria tem o único propósito de mostrar como alguns prisioneiros usam a criatividade para transformar itens ordinários em ferramentas.

1 – Papel higiênico

Não pense você que a comidinha servida nas cadeias norte-americanas são do tipo de dar água na boca. Para piorar, ela não chega até os prisioneiros quentinha e fumegante. Para contornar a situação, alguns presos lançam mão do papel higiênico para criar uma espécie de fogareiro para aquecer a sua refeição.

Olha um presidiário fazendo o cilindro de papel

Eles enrolam uma boa quantidade de papel em uma das mãos até formar um cilindro. Depois, uma das extremidades é dobrada, o miolo é aceso com fogo e a outra extremidade também é dobrada, de forma que o fogareiro improvisado queime de dentro para fora. Com isso, os presos conseguem que o papel pegue fogo mais lentamente, enquanto o calor é intensificado.

2 – Revistas

Se há uma coisa que preocupa os prisioneiros — independente do local onde eles se encontram encarcerados — é o risco de que estourem brigas violentas e rebeliões nas cadeias. Assim, uma forma de se defender contra possíveis golpes é protegendo algumas regiões do corpo, especialmente as que guardam os órgãos internos, com “armaduras”.

Apocalipse zumbi educativo

E como é que os presos fazem para improvisar armaduras na prisão? Com revistas, oras! Ao melhor estilo Brad Pitt no filme “Guerra Mundial Z”. Aliás, segundo os prisioneiros, quanto mais grossas e mais brilhantes forem as páginas, melhor! E elas podem inclusive ser efetivas na proteção contra ataques com canivetes.

3 – Creme dental

Apesar de ser um item completamente corriqueiro e com funções aparentemente limitadas, o creme dental tem muito mais utilidades do que simplesmente refrescar o hálito e ajudar a prevenir cáries. O produto também pode ser empregado para aliviar o desconforto provocado por picadas de insetos e para auxiliar na remoção de manchas de roupas e calçados.

Bombril das cadeias

Além disso, o bom e velho creme dental pode servir para cobrir buracos nas paredes — e mesmo quem nunca colocou os pés em uma prisão sabe que os prisioneiros adoram criar furos para armazenar suas coisas e, obviamente, abrir túneis de fuga. Se bem que, nesse caso, haja pasta de dentes!

4 – Fio dental

Coincidentemente, outro item de higiene bucal que tem mais utilidades do que parece é o fio dental. Aliás, segundo provaram alguns presidiários norte-americanos, o produto é uma espécie de canivete suíço disfarçado! Ele pode ser usado para cortar alimentos, como varal, para remendar roupas, como cadarço de sapatos e para ajudar na comunicação — sendo usado para que os presos possam jogar bilhetes e objetos de uma cela a outra.

Bom para tudo!

O fio dental também já foi usado em mais de uma ocasião nos EUA para ajudar prisioneiros em fuga! Uma dupla de Wisconsin fez uma corda tecendo quase 5 quilômetros de fio, por exemplo, e um trio de Illinois criou uma escada trançando pedaços do produto. Sem falar que teve um preso criativo que usou fio dental para costurar um boneco — que foi colocado em sua cama para enganar os guardas enquanto ele escapava.

***

Você conhece mais itens que podem facilitar a vida de prisioneiros? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: