Sabia que Mussolini já quis banir o macarrão da culinária italiana?

15/05/2017 às 05:002 min de leitura

Quando falamos em Itália, pensamos logo no lado culinário do país, afinal pizza, vinho e macarrão são algumas marcas da cultura italiana, não é mesmo? O que muita gente nem faz ideia é que o macarrão foi quase abolido do país graças a uma ideia que brotou na cabecinha maluca de Mussolini.

Como você deve saber, um dos objetivos do líder fascista era fazer da Itália uma nação autossuficiente de todas as formas possíveis. Como o país dependia da importação de grãos para manter a produção de macarrão e pão, Mussolini resolveu estimular a produção desses dois tipos de produtos a partir dos grãos produzidos somente na Itália.

O plano

Mussolini

A ideia parecia tão sensata aos olhos do ditador que ele chegou a escrever um poeminha a respeito. Os versos pediam que a população comesse pão sem exagero e, claro, consumisse apenas o que era produzido na Itália. Como se não bastasse, Mussolini pedia para que os italianos deixassem de comer macarrão. Ele queria, basicamente, que os fazendeiros passassem a produzir arroz. Assim, o trigo produzido na Itália seria voltado apenas ao pão.

A proposta do ditador acabou recebendo apoio, principalmente dos líderes do Movimento Futurista. Os futuristas, por sua vez, eram as pessoas que queriam modernidade extrema e acabavam ridicularizando tudo o que pudesse representar algum tipo de “atraso cultural”, ainda que esse atraso fosse definido por eles mesmos. Como a Itália sempre teve o costume de comer macarrão, os futuristas achavam que esse era mais um atraso e, portanto, viam sensatez na proposta de Mussolini.

Apoio

Filippo Marinetti

O líder do Movimento Futurista, Filippo Marinetti, tentou convencer o povo italiano a excluir o macarrão de sua dieta. O discurso de Marinetti era tão absurdo quanto o de Mussolini: o cara dizia que não seria possível que um bom vencedor se alimentasse de macarrão, da mesma forma que um homem não seria viril depois de um belo prato de macarronada.

Não satisfeito em apelar para o lado da violência e da virilidade dos italianos, Marinetti usava a dieta dos outros países como explicação para o sucesso que tinham. O arroz seria, segundo ele, o alimento mais moderno e estratégico de todos.

A pergunta que fica é: deu certo? Lógico que não. A população italiana não se rendeu aos poeminhas de Mussolini ou às comparações infames de Marinetti. Inúmeras petições foram assinadas para escancarar o descontentamento do povo italiano que só queria comer seu macarrão em paz. Ponto para a população.

*Publicado em 5/9/2014

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: