Por que maio é o mês das noivas?

29/04/2016 às 09:232 min de leitura

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas se casam no Brasil. Mesmo em uma época mais moderna, quando os casais moram junto antes, ou mesmo em meio à crise política e econômica no país, o número de festas de casamento só aumenta. Existem as cerimônias gigantes e espalhafatosas e as reuniões mais íntimas — o importante é celebrar o amor e o começo de uma nova família.

Maio é conhecido por ser o mês das noivas, mas quase ninguém sabe exatamente por que ele foi designado para ser o representante dos casamentos. No entanto, existem algumas teorias interessantes.

Costume histórico e cultural

Segundo a Igreja Católica, maio é o mês de consagração de Maria, mãe de Jesus, então talvez esse seja o motivo de muitas pessoas quererem se casar nesse período. Além disso, é o mês do Dia das Mães, o que envolve essa época com um valor forte para a família. As explicações mais interessantes, porém, vêm da Idade Média. No Hemisfério Norte, maio é o mês que marca o início da primavera, e os povos celebravam o nascimento das flores e frutas. Os casais aproveitavam, então, o clima de romance para se unir com uma decoração alegre e romântica.

Outro detalhe dessa época, nos países nórdicos, é que a população não conseguia tomar banho no inverno, por conta das baixas temperaturas. Claro que eles não tinham sistema de aquecimento ou calefação, por isso adiavam as atividades que envolviam água — e com certa razão. Só no início da primavera é que tomavam o primeiro banho do ano. Agora imagine o cheiro dessas pessoas! Não existe sabonete que tire a “nhaca” de primeira, por isso, para diminuir o mau cheiro, as pessoas colocavam flores para se perfumar.

Esse era o melhor momento para casamentos, pois os noivos estavam limpos e perfumados, prontos para causar uma boa primeira impressão na noite de núpcias. A fim de deixar o ambiente ainda mais cheiroso, a noiva levava um ramo de flores junto de seu corpo. Foi assim que surgiu o buquê, que até hoje as noivas levam combinando com a decoração para depois jogar para as convidadas solteiras.

Casamento em terras nacionais

Já no Brasil, a grande vantagem de se celebrar uniões nesse mês é o fato de ter menos chuvas, o que facilita a vida de quem quer se casar ao ar livre. No entanto, na realidade, longe de romantismo, aqui o mês mais procurado para realizar o casamento é dezembro, e isso acontece muito por causa do 13º salário, do bônus e das férias de final de ano. Juntando o útil ao agradável, dá para quitar a festa sem entrar tanto no vermelho.

Muita gente leva a escolha da data do casamento tão a sério que faz até cálculos de numerologia, para ver a energia da data. Se você quer saber qual é a vibração do dia em que você se casou ou vai se casar, você pode descobrir clicando aqui. Mas não surte! A melhor data é aquela que você escolher.

Via assessoria

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: