Descoberta nova “droga” natural contra o diabetes tipo 2: o brócolis

23/06/2017 às 11:392 min de leitura

O diabetes tipo 2 é o mais comum em adultos e acontece quando o corpo se torna resistente à insulina. Dessa forma, o hormônio não age nas células, fazendo com que elas não absorvam o açúcar corretamente. Esse tipo de diabetes está mais associado ao estilo de vida dos pacientes, como o sedentarismo, o sobrepeso, a hipertensão e o consumo de álcool. Apesar de existirem alguns tratamentos, os cientistas ainda buscam formas naturais para controlar a doença, e uma descoberta recente pode ajudar nesse sentido.

O brócolis, assim como outros vegetais crucíferos, tipo a rúcula, o repolho roxo, a couve-flor e o rábano, possuem um componente químico chamado sulforafano. Em testes de laboratório, ele foi capaz de diminuir os níveis de glicose na corrente sanguínea dos ratos. “Estamos muito entusiasmados com os efeitos que vimos e estamos ansiosos para trazer o extrato aos pacientes”, explicou Anders Rosengren, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, que é um dos pesquisadores do sulforafano.

Já em estudo com voluntários humanos, a diminuição da glicose foi de 10% em média. Pode parecer pouco, mas já é o suficiente para reduzir complicações nos olhos, nos rins e no sangue. As 97 pessoas da pesquisa tomaram concentrações de sulforafano equivalente a 5 kg de brócolis, sendo que o composto beneficiou principalmente os obesos e os com maior quantidade de glicose basal.

Alimentos crucíferos são ricos em sulforafano

Futuramente, os cientistas dizem que o componente poderá virar um pó que poderá ser usado para “temperar” outros alimentos ou ser misturado em bebidas. É importante salientar que apenas 3 das 97 pessoas pararam de tomar o medicamento metformina durante a pesquisa. Acredita-se que o sulforafano poderá vir a substituir essa medicação, já que 15% dos portadores de diabetes tipo 2 não podem tomá-la devido a problemas que ela pode causar aos rins.

A ação dos dois compostos é diferente: a metformina faz com que as células sejam mais sensíveis à insulina, absorvendo, assim, o açúcar da corrente sanguínea, já o sulforafano inibe enzimas do fígado responsáveis pela produção da glicose. No final, o resultado de menor concentração de açúcar no sangue é semelhante.

Agora, mais análises precisam ser feitas para que medicamentos à base de suforafano cheguem ao mercado. Você não deve jamais deixar de tomar algum remédio sem a orientação direta de um médico. Mas você já pode melhorar a alimentação e incluir alguns desses alimentos crucíferos, não é mesmo?

Nem adianta fazer cara feia!

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: