Que tal impressionar os seus amigos com o truque da levitação?

19/03/2013 às 11:501 min de leitura

Se você é do tipo que adora divertir os seus amigos e inventar todo tipo de truque para impressioná-los, que tal aprender a fazer um saco plástico levitar e — quem sabe — até ganhar algumas apostas? Na verdade, não se trata de nenhuma mágica complicada, mas de saber brincar com as leis da física. As instruções no vídeo estão em inglês, mas não se preocupe, pois todos os detalhes se encontram explicados logo abaixo.

Para realizar o truque, você vai precisar de uma toalha de algodão, tesoura, um saquinho plástico e uma bexiga. Em primeiro lugar, corte uma tira do saquinho próximo à abertura, de forma que o pedaço, quando aberto, tenha a forma de um aro. Então, encha a bexiga e esfregue a toalha sobre a tira de plástico e a superfície cheia do balão durante um período de 30 a 45 segundos.

Depois, é só segurar a tira de plástico a uma altura de aproximadamente 30 centímetros da bexiga e brincar com o aro flutuante! Como você pode ver no vídeo, também é possível realizar a mesma façanha com outros objetos, basta entender a física envolvida.

O segredo

Como você já deve ter imaginado, o truque está baseado na estática. Assim, quando esfregamos a toalha na bexiga e na tira de plástico, estamos transferindo uma carga negativa para esses objetos, e isso faz com que os dois acabem se repelindo. É por isso que o saquinho flutua próximo ao balão.

No entanto, se esfregarmos a bexiga nos cabelos de alguém, em vez de ocorrer a repulsão entre esses dois elementos, ocorre o oposto. O balão acaba ficando carregado negativamente, capturando os elétrons dos fios, enquanto que os cabelos, que ficam com carga positiva, são atraídos pela bexiga, ficando espetados e de pé. Não deixe de tentar esta variação também!

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: