Designers 'imprimem' suas ideias de como os veículos serão em 2040

21/02/2013 às 10:482 min de leitura

Você já parou para imaginar como serão os veículos daqui a 25 anos? Será que eles manterão as mesmas linhas dos automóveis atuais ou você acredita que existirão meios de transporte completamente diferentes dos que existem hoje em dia? Segundo o site gizmag, na semana passada foram anunciados os vencedores de um concurso de design ocorrido em Nova York, no qual os participantes tinham que criar modelos futuristas para o ano 2040.

Além disso, os modelos conceituais deveriam ser otimizados para serem impressos através de uma impressora 3D MakerBot Replicator 2. Dos 151 participantes, apenas seis projetos foram selecionados — e impressos. O primeiro e o segundo colocados ganharam impressoras 3D como prêmio. Confira os projetos:

6° lugar: LB1

Fonte da imagem: Reprodução/gizmag

De autoria de Marcos, do México, o LB1 é um veículo voador para um único tripulante com contornos arredondados para minimizar a resistência com o vento e facilitar a realização de manobras.

5° lugar: Sampa

Fonte da imagem: Reprodução/gizmag

Também batizado de “Gunnar”, o projeto acima, assinado por Brian T. Acton, dos EUA, é uma motocicleta equipada com um jato. O veículo conta com peças internas produzidas com uma impressora 3D, painel de proteção dianteiro de alumínio e carbono, e é capaz de alcançar velocidades comparadas às de uma aeronave.

4° lugar: Firanse R3

Fonte da imagem: Reprodução/gizmag

Mais um conceito mexicano — desta vez de autoria de Luis Cordoba —, o Firanse R3 foi projetado totalmente com peças feitas com material reciclável, produzidas através de uma impressora 3D. Além disso, o modelo conta com duas partes independentes, sendo uma delas para os controles principais, bancos e baterias, e a outra para o sistema de direção, suspensão, freios e rodas modulares que contam com motores.

O melhor é que, como o veículo é feito com peças impressas com material reciclável, cada vez que alguma delas der problema, basta transformá-la novamente no material original e imprimir a peça outra vez.

3° lugar: Personal Hot Rod

Fonte da imagem: Reprodução/gizmag

Assinado por Matthew Gueller, o Personal Hot Rod é um veículo para um único passageiro baseado nas tradicionais motos Hot Rods norte-americanas, só que mais estável e resistente.

2° lugar: 2040 Direct Drive Vehicle

Fonte da imagem: Reprodução/gizmag

Projetado pelo canadense Gaberiel Ortin, o 2040 Direct Drive é um veículo elétrico com um sistema de controle eletrônico que comanda o freio, o acelerador e a direção. Além disso, ele conta com bancos rotativos para conferir ao motorista uma melhor visibilidade durante as manobras.

1° lugar: Alpha

Este conceito sim envolve diversos elementos totalmente futuristas! Projetado por um alemão, o Alpha é uma espaçonave com escapamento triplo e aerofólios movida à fusão a frio, que conta com um sistema circular de propulsão — que não foi inventado ainda — chamado cMPD, de “impulso magnetoplasmadinâmico”. Segundo o designer, o tal sistema provocaria a aceleração de átomos de hidrogênio de forma eficiente até quase alcançar a velocidade da luz.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: