As 5 primeiras mulheres do mundo a...

15/10/2013 às 11:193 min de leitura

Desde que o mundo é mundo, homens e mulheres desafiam seus limites, alcançam grandes feitos e entram para a história por suas incríveis conquistas.  A primeira mulher a ir para o espaço, a primeira mulher a conquistar um cargo político e a primeira mulher a fazer uma grande descoberta científica certamente são personalidades que merecem ser lembradas para sempre. Além delas, existem muitas outras que fizeram história ao alcançar grandes feitos.

Para lembrar acontecimentos que ficarão para a posteridade, o site Oddee reuniu exemplos de mulheres que foram pioneiras no mundo ao realizar coisas espetaculares. Algumas histórias são divertidas e mostram a coragem de desafiar o novo, como a primeira mulher a dar a volta ao mundo em uma bicicleta, por exemplo. Em outros casos, o fim da história não é tão feliz – como a primeira mulher que morreu com uma injeção letal –, mas isso não diminui a relevância e importância de ser lembrada por outras gerações.

Logicamente, esta lista poderia ser muito mais extensa. Por isso, compartilhe conosco nos comentários a história de outras mulheres que foram pioneiras e revolucionaram a história.

1) ... receber um título de doutorado

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Quem? Elena Lucrezia Cornaro Piscopia

Quando? 1678

Como? Elena Lucrezia Cornaro Piscopia nasceu em Veneza, na Itália, em 1646 e desde cedo demonstrou interesse por línguas estrangeiras. Com sete anos, Elena começou a ter aulas de latim e grego e logo se tornou fluente nesses idiomas. Depois de aprender hebraico, espanhol, francês e árabe, a jovem ganhou o título de “Oraculum Septilingue”. Atendendo aos pedidos do pai, a jovem entrou na Universidade de Pádua e recebeu o grau de Doutora em Filosofia em 25 de junho de 1678, depois de construir uma carreira acadêmica brilhante. A primeira doutora do mundo teve seu trabalho reconhecido em toda a Europa e dedicou os últimos anos de sua vida aos estudos e a caridade.

2) ... dar a volta ao mundo de bicicleta

Fonte da imagem: Reprodução/Skalatitude

Quem? Annie Londonderry Cohen Kopchovsky

Quando? 1895

Como? Annie Londonderry Cohen Kopchovsky nasceu em Riga, na atual Letônia, em 1870 e foi para os Estados Unidos quando ainda era criança. Em 25 de junho de 1894, a jovem montou em sua bicicleta em frente a uma plateia de amigos, familiares e curiosos e deu início à sua viagem ao redor do mundo. Saindo de Massachusetts, nos Estados Unidos, e usando uma bicicleta que pesava 19 quilos, Annie passou por Nova York e depois chegou até a França. Cruzou o Mar Mediterrâneo até o Egito, passando também por Jerusalém, pelo atual Iêmen e foi até Cingapura. De volta aos Estados Unidos, a ciclista encerrou sua aventura em Boston no dia 24 de setembro de 1895, ou seja, 15 meses depois da partida. Sua conquista foi considerada pela mídia da época como “a jornada mais extraordinária já realizada por uma mulher”.

3) ... entrar para a lista dos terroristas mais procurados pelo FBI

Fonte da imagem: Reprodução/Examiner

Quem? Joanne Chesimard

Quando? 1973

Como? Joanne Chesimard era membro do Black Liberation Army, um grupo radical que praticou assaltos em delegacias e assassinou policiais entre as décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos. Depois de um desses crimes, Chesimard escapou, mas foi capturada em 1977 e julgada culpada por assassinato em primeiro grau, assalto a mão armada e outros crimes que resultaram na sua prisão perpétua. Menos de dois anos depois, a condenada fugiu da prisão e, em 1984, ganhou asilo em Cuba, onde mora até hoje. Em 2005, o FBI colocou o nome de Chesimard na lista de terroristas domésticos e ofereceu uma recompensa de um milhão de dólares na tentativa de capturá-la. Sem sucesso até então, a partir deste ano a agência de investigação passou a oferecer dois milhões para quem ajudara encontrar a moça. Em 2013, o nome de Chesimard foi incluído na lista dos terroristas mais procurados do FBI, fazendo com que ela fosse a primeira mulher a conquistar tal feito.

4) ... morrer com uma injeção letal

Fonte da imagem: Reprodução/Washington Post

Quem? Karla Faye Tucker

Quando? 1998

Como? Karla Faye Tucker foi julgada culpada pelo assassinato de Deborah Thornton durante a tentativa de roubo de uma moto que aconteceu em 14 de junho de 1983, nos Estados Unidos. Seu julgamento aconteceu no ano seguinte e a jovem foi condenada a pena de morte. A comunidade nacional e internacional – além de alguns oficiais do governo – pediu pela reversão da pena em prisão perpétua, mas tal pedido não foi atendido. Sendo considerada uma das penas mais duras a que uma mulher já foi condenada, Karla foi executada com uma injeção letal em 3 de fevereiro de 1998.

5) ... engravidar depois de um transplante de útero

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail

Quem? Derya Sert

Quando? 2011

Como? Derya Sert, uma jovem turca de 23 anos, nasceu sem o útero – uma condição bastante rara que afeta aproximadamente uma a cada 5 mil mulheres. Mesmo com ovários saudáveis e produzindo óvulos, a única solução para que a jovem pudesse engravidar era a execução de um transplante de útero. Um ano e meio após o procedimento, Derya recebeu o implante de um de seus óvulos devidamente fertilizado pelo seu marido, Mustafa. Em abril de 2013, os médicos da Universidade Akdeniz anunciaram que a jovem estava grávida. Infelizmente, a gestação foi encerrada um mês depois, após os médicos detectarem uma falha nos batimentos cardíacos do feto. Desde então, outras mulheres passaram pelo transplante de útero, mas Derya foi a primeira a conseguir engravidar após cirurgia.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: