Mural criado há 9 mil anos representava erupções vulcânicas na Turquia

30/10/2013 às 10:121 min de leitura

Um mural de cerca de 9 mil anos localizado em um vilarejo próximo a um vulcão foi associado – através de análises químicas e geográficas – a uma erupção do vulcão Monte Hasan, que fica a 130 quilômetros ao norte da cidade de Çatalhöyük, na Turquia.

O desenho, que foi pintado em ocre sobre uma parede de argila que foi enterrada há muitos anos, é considerado a primeira representação de uma erupção vulcânica, além de ser a ilustração mais antiga de uma paisagem. Apesar de ser conhecido pela população local e por pesquisadores há muitos anos, o mural nunca havia passado por nenhum tipo de análise que apontasse sua datação.

“A descoberta original do mural interpretou o desenho como uma erupção do Monte Hasan. Mas nós somos vulcanologistas e estamos tentando localizar a ocorrência da erupção”, explica Axel Schmitt, especialista da Universidade da Califórnia.

Eventos históricos

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail

Para tentar determinar quando teria sido feita a pintura, arqueólogos e vulcanologistas se juntaram para descobrir mais informações sobre o Monte Hasan. Uma pesquisa à literatura sobre vulcões apontou que se tratava de um estratovulcão ativo. A partir de amostras de rochas da região, os pesquisadores realizaram testes e descobriram que o vulcão em questão já havia entrado em erupção duas vezes.

O resultado dos exames apontou que uma das erupções teria acontecido cerca de 29 mil anos atrás e a segunda há 9 mil anos. Mesmo com uma possível diferença de mil anos a mais ou a menos, os especialistas acreditam ter conseguido chegar à data da imagem.

Ian Hodder, arqueólogo da Universidade de Stanford e considerado um dos especialistas no estudo da região de Çatalhöyük, disse que foi preciso montar um quebra-cabeça com as referências para chegar a esse resultado.

O mural é famoso entre a população local, que sempre acreditou que o desenho era um alerta de seus antepassados para os perigos que o Monte Hasan poderia oferecer, revela Hodder. Hoje eles têm ainda mais motivos para acreditar no que diziam os antepassados.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: