Mestranda acredita que, em vez de se matar, Hitler veio ao Brasil. Entenda

24/01/2014 às 06:523 min de leitura

Você aprendeu na escola que Adolf Hitler, o austríaco defensor da supremacia ariana e responsável pela morte de milhões de judeus, teria cometido suicídio após a invasão soviética, certo? É isso o que todo mundo sabe sobre o Führer, mas, se depender da Simoni Renée Guerreiro Dias, a história do ditador foi bem diferente.

No livro feito como dissertação de seu mestrado, intitulado “Hitler no Brasil – Sua Vida e Sua Morte”, Simoni defende a ideia de que o ditador teria, na verdade, forjado o próprio suicídio e vindo morar em terras tupiniquins, onde, aliás, teria vivido até os 95 anos.

Por mais absurda que a ideia possa parecer em um primeiro momento, Simoni insiste que Hitler viveu em Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso. Esse é só mais um dos estudos que defendem a ideia de que Hitler teria vindo ao Brasil ou a algum outro país da América do Sul. Simoni planeja ir a Israel, inclusive, à procura de um suposto descendente do ditador para realizar testes de DNA.

Polêmica

Local onde estava enterrado o corpo de Adolf Leipzig Fonte da imagem: Reprodução/G1

A linha de pesquisa de Simoni tem gerado críticas por parte de historiadores, que, como Cândido Moreira Rodrigues, professor de História Política e Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso, avaliam as pesquisas de Simoni como deficientes em rigor científico. A própria mestranda afirmou ter levado anos para “comprar a ideia” de que Hitler teria vindo mesmo para o Brasil, mas, segundo ela, depois de estudar o assunto, ficou mais do que convencida.

Simoni é graduada em Educação Artística, mas resolveu começar a pesquisar sobre Hitler depois de ouvir rumores de que ele não teria se matado. Além disso, ela se apegou ao fato de que outros nazistas teriam fugido para a América do Sul e também à história de que o vaticano teria dado a Hitler um mapa de um tesouro jesuíta escondido em Nobres, cidade turística perto de Cuiabá.

Resumindo a saga de Hitler nessa hipótese de não suicídio: com a ajuda do Vaticano, o ex-líder teria vindo para a Argentina, o Paraguai, o Rio Grande do Sul e, depois, para o Mato Grosso. Sua busca pelo tal tesouro nunca foi concluída e ele teria morrido da década de 80, enterrado com um nome diferente.

Adolf Leipzig, o alemão velho

Adolf Leipzig e a esposa Fonte da imagem: Reprodução/G1

As investigações de Simoni atentaram para um estrangeiro que morreu nos anos 80 na cidade de Nossa Senhora do Livramento. Esse homem teria usado como sobrenome a cidade natal de Bach, músico favorito de Hitler. Adolf Leipzig, conhecido pela população como “alemão velho” seria o próprio ex-líder disfarçado.

A pesquisadora teria encontrado registros de duas internações na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, em anos consecutivos. A primeira, em nome de Adolfo Sopping, um paciente de 81 anos; a segunda, um ano depois, de Adolfo Lepping, 82 anos. Para Simoni, os dois são a mesma pessoa.

De acordo com o depoimento de uma pessoa não identificada pela autora do livro, uma freira do hospital tentou impedir a entrada do homem, alegando que ele era um sanguinário e havia matado muita gente. Um padre apareceu para apaziguar a situação, explicando que aquele paciente deveria ser atendido sim, por ordens do Vaticano.

Tem fundamento?

Fonte da imagem: Reprodução/Rawstory

Simoni conseguiu retirar os restos mortais da sepultura de Adolf Leipzig, com a intenção de fazer exames de DNA e tentar traçar alguma ligação com o suposto descendente de Hitler em Israel.

O professor Moreira Rodrigues afirmou, em declaração publicada no G1, que “não é novidade o fato de que muitos que se dizem historiadores venham a levantar hipóteses as mais diversas sobre as possíveis estadias de Hitler na América do Sul e a sua consequente morte num dos países desta região do mundo".

Segundo ele, não há dúvidas de que Hitler e sua companheira tenham se matado depois de perceber que não resistiriam à invasão soviética. E a história do ditador acaba ali. E você? O que acha disso tudo? Acredita que ele possa ter vindo mesmo ao Brasil ou acha que essa hipótese não passa de uma especulação sem sentido?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: