Há milhares de anos, as civilizações mais antigas já preparavam muitos de seus homens para o trabalho militar. Inúmeros povos e culturas já tiveram seus exércitos com os mais variados objetivos, como conquistar outros territórios ou simplesmente se defender de ataques dos inimigos. Seja como for, um exército é algo essencial, pelo menos se o país quer se posicionar politicamente sem receios.

Pensando em todos esses períodos militares, digamos assim, o site Halcyon Maps criou um gráfico que exibe os principais exércitos que já existiram no mundo e em qual período, com o número aproximado de soldados que eles tiveram. O resultado é bastante interessante, já que podemos visualizar quais povos se tornaram mais ou menos militarizados no decorrer do tempo.

Apesar de hoje os exércitos estarem repletos de novas tecnologias, há centenas de anos (não tão distantes assim) os mais fortes eram os mais numerosos, já que as forças eram medidas no número de guerreiros. Pelo gráfico, podemos observar as civilizações ocidentais (em azul) e orientais (em vermelho) e relacionar esses dados. É interessante comparar o Império Otomano, em 1500, com seus 162 mil soldados, com o exército da Dinastia Ming, com 1 milhão e 300 mil guerreiros no mesmo ano.

Para comparar os maiores exércitos do mundo, suas respectivas nações e os anos em que eles existiram, veja o gráfico abaixo: