Você faz ideia de quantas bombas nucleares já explodiram no mundo? Pois agora existe um mapa interativo no qual você pode conferir os locais e as datas de cada explosão. O mapa foi desenvolvido pela empresa britânica Esri UK e permite que você acompanhe o progresso ao longo dos anos.

São mais de 2 mil explosões em 71 anos: a primeira delas aconteceu no dia 16 de julho de 1945, no deserto de Jornada del Muerto, durante um teste batizado de Trinity, e a última foi em um teste realizado pela Coreia do Norte em janeiro deste ano. É interessante notar como o número aumenta de forma substancial durante as décadas de 60 e 70, quando a Guerra Fria estimulou significativamente o desenvolvimento da tecnologia nuclear.

Ao clicar em cada acontecimento, é possível conferir datas, localização e seguir para um link que dá mais informações. Não é a primeira vez que alguém faz um registro do tipo, mas é o mais atualizado – antes dele, os músicos da Orbital Mechanics fizeram um vídeo que lista de acordo com o tipo (atmosférico, subterrâneo ou subaquático) e a intensidade do teste:

A quantidade total ainda é alvo de discussão entre historiadores, mas é certo que o número fica entre 2 mil e 3 mil explosões ao longo do tempo – sem contar possíveis testes secretos. A maior parte deles foi conduzida pelos Estados Unidos, pela União Soviética e pela França.

Você acha que o mundo corre o risco de um apocalipse nuclear? Comente no Fórum do Mega Curioso