Perigo nas alturas: pássaros são a maior ameaça para aviões [vídeo]

25/11/2015 às 12:361 min de leitura

Você acha que o maior inimigo de um caça de última geração seria uma chuva de mísseis, uma troca de tiros em pleno ar ou algo parecido? Pois é melhor pensar de novo, pois ao menos para isso os pilotos podem estar preparados. E qual o maior perigo para um avião? Pássaros.

Para quem duvida disso, basta conferir o vídeo acima. Nele, é possível conferir todo o estrago que uma simples ave errante pode causar em uma colisão no céu, mesmo contra um caça de guerra Aero L-159, com uma estrutura feita para resistir a combates.

Em poucas palavras, os danos na aeronave foram maiores do que uma bala causaria em um impacto comum. Mesmo ser atingido na ponta de uma das asas já foi suficiente para colocar toda a operação de treinamento do tenente Abel Zbynek, bem como a integridade da nave como um todo, em risco. E não vamos nem pensar nos milhares de dólares em prejuízo para os reparos do veículo.

Perigoso para qualquer aeronave

Obviamente, não pense que o risco ocorre apenas com aviões-caça ou outras aeronaves de alta velocidade. Qualquer colisão no ar traz enormes danos para esses veículos, seja um jatinho particular...

... Ou um monomotor.

Seja como for, o resultado é devastador, podendo facilmente matar um piloto atingido na colisão – além de obviamente acabar com a vida do animal azarado.

Se mesmo com tudo isso o poder de uma colisão dessas não ficou claro, basta conferir o vídeo abaixo, em que o pessoal do Mythbusters simula o impacto de uma ave contra o para-brisa de um avião com a ajuda de um canhão. Acredite, todo esse poder de fogo não é exagero, mas simplesmente uma demonstração da velocidade em que esses acidentes ocorrem.

Curiosidades sobre aviões Compartilhe curiosidades sobre o assunto no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: