6 maneiras simples de preservar a natureza

14/08/2018 às 14:112 min de leitura

Sabemos que manter um padrão de vida ecologicamente sustentável pode ser difícil. Mas, segundo a Science Focus, existem alguns pequenos hábitos diários que podem ser adaptados para auxiliar na reciclagem local, evitar o desperdício de água e a emissão de gases poluentes.

1. Não lave suas roupas

Quer dizer, pelo menos não com tanta frequência! A cada lavagem, a pilha de roupas libera 600 gramas de CO2 na atmosfera. Segundo a companhia de jeans Levi’s e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), você pode usar todas as suas roupas até cinco vezes antes de lavá-las.

2. Compre bebida engarrafada 

Em vez de consumir refrigerantes, sucos e leite de garrafas de plástico, caixas de papelão ou saco, tente comprar suas bebidas favoritas na boa e velha garrafa de vidro.

Em comparação com o que ocorria há 30 anos, esse material agora gasta somente metade da energia para ser produzido. Além disso, você estará contribuindo com a reciclagem local. Resíduos como plástico demoram muito mais tempo para se decomporem.

3. Use uma máquina de lavar louça

Lavar louça da maneira tradicional consome menos energia do que usando uma máquina, isso é claro. Mas as máquinas demandam menos água do que o processo manual.

Segundo pesquisas, cada pilha de louça lavada na pia pode consumir até 103 litros de água. Já nas máquinas, esse número cai para 11 litros. E o melhor de tudo? Suas mãos não ficarão mais tão enrugadas assim. É eficiência que vocês querem?

4. Adote o home office

Trabalhar de casa em vez de dirigir ao seu escritório ajuda a reduzir o consumo do seu carro, óbvio. Durante o trajeto, seu possante pode emitir uma quantidade massiva de monóxido de carbono.

5. More com alguém

Em vez de transitar para a casa do seu parceiro, que tal morar junto? Um estudo da Dickinson College descobriu que morar com o seu querido reduz a sua pegada de carbono em até 23%. Até porque casais ou amigos que moram juntos também evitam sair à noite. Nada como unir o útil ao agradável!

6. Compre uma máquina de barbear

Mundialmente, 40 bilhões de barbeadores descartáveis são jogados fora a cada ano. Como eles não podem ser reciclados, a maioria é despejada em rios e no próprio mar. Já com uma máquina de barbear, você vai acabar eliminando de vez os descartáveis.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: