Saiba como funciona o sistema de trava de um carro

17/09/2018 às 13:321 min de leitura

Provavelmente você já deve ter passado por essa situação ao tentar abrir um carro: na pressa do dia a dia, ao mesmo tempo que o motorista destrava a porta do passageiro, ele puxa a maçaneta, deixando a trava em um ponto intermediário, onde é necessário fechar e depois abrir novamente, sem que ninguém ative a maçaneta de abertura. Só assim funciona.

Pode parecer algo bobo, mas o mecanismo que causa esse tipo de situação é mais complexo do que se imagina. Para explicar os motivos, o editor do site Jalopnik, Jason Torchinsky, e o redator David Tracy abriram o mecanismo de trava das portas para mostrar como tudo funciona.

Ativação múltipla

A resposta mais simples para o que acontece internamente é que: ao destravar a porta e tentar abri-la ao mesmo tempo, são ativados dois mecanismos distintos. Torchinsky e David Tracy explicam que “ao puxar a maçaneta, um cabo desloca uma pequena peça mecânica dentro da porta e ela abre. Quando a trava é pressionada, essa mesma peça é ativada, mas por outro caminho, o que causa o bloqueio  do sistema quando as duas são acionadas ao mesmo tempo”.

O princípio do mecanismo é o mesmo, tanto em carros antigos quanto nos novos, que possuem travas elétricas. Então, no fim das contas, o problema acontece para que seja possível abrir e travar as portas de diversas formas: por chave, maçaneta interna, maçaneta externa e trava interna. No vídeo abaixo, é possível ver o mecanismo de trava de um Toyota Corolla 2011.

Se você gostar mesmo do assunto, pode acessar o Jalopnik (em inglês), onde existem inúmeras imagens e explicações extremamente detalhadas de como tudo funciona.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: