Acharam uma carruagem da Idade do Ferro sepultada com cavalos e condutor

22/10/2018 às 11:022 min de leitura

Como você deve saber, é bastante comum que, em qualquer tipo de obra ou reforma que role na Europa, sejam descobertos artefatos arqueológicos. Nesse sentido, a Inglaterra tem provado ser um solo pra lá de fértil — tanto que o corpo de um Rei infame inclusive foi encontrado debaixo de um estacionamento há alguns anos. Também foi no país que rolou o curioso e raro achado sobre o qual vamos falar a seguir.

Carro de guerra

Uma empreiteira trabalhando na construção de uma nova propriedade em Pocklington, uma cidadezinha situada no condado de Yorkshire, se deparou com uma carruagem enterrada no terreno. No entanto, o aspecto mais surpreendente da descoberta foi que, além do veículo, foram encontrados os esqueletos dos cavalos que o puxavam, assim como o corpo do condutor — e os cientistas acreditam que não foi por acidente que tudo isso foi colocado no local.

Terreno com artefatosTerreno onde a carruagem foi descoberta

Os arqueólogos pensam que o que o pessoal da empreiteira encontrou foi uma antiga sepultura contendo os restos mortais de um (possível) guerreiro, embora a presença dos cavalos seja algo bastante incomum. O sítio ainda está sendo devidamente escavado, portanto, ainda não existem informações sobre quem pode ter sido a pessoa encontrada no terreno.

O que sim se sabe é que os artefatos foram datados como sendo da Idade do Ferro, período que se deu após o fim da Idade do Bronze e foi caracterizado pela introdução de ferramentas, armas e objetos de ferro na Ásia, Europa e algumas partes da África, entre os anos 1,2 mil e 600 a.C., aproximadamente.

Achado atípico

Apenas 27 carros de guerra como esse foram encontrados na Inglaterra até agora — incluindo o de Pocklington —, a inclusão dos cavalos como parte do ritual funerário é bem inusitada. Por outro lado, apesar de a presença dos animais ser atípica, esta não é a primeira vez que algo desse tipo é descoberto na região.

SepultamentoIlustração de um antigo sepultamento

Há cerca de 1 ano e meio, outra carruagem — também datada da Idade do Ferro — enterrada com os cavalos foi achada em Pocklington, apesar de o condutor estar ausente nessa ocasião. Além desses dois veículos acompanhados de animais, outras tantas sepulturas foram encontradas na área, e a maioria foi atribuída a integrantes da cultura Arras, um grupo que habitou a região durante a Idade do Ferro.

De momento, ainda não é possível afirmar que enterrar os condutores de carruagens com os cavalos fosse uma prática comum na região, mas a descoberta de duas sepulturas com essa característica em tão pouco tempo é bastante significativa. Teremos que aguardar o que os levantamentos dos arqueólogos e especialistas revelam — e quem sabe não decidem vasculhar melhor a área e acabam encontrando mais coisas interessantes por lá?!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: