1

Braço-robô leva comida até a sua boca e transforma a refeição em um jogo

Qual seria a melhor forma de analisar a interação entre humanos e a comida que ingerimos? Para uma equipe de pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne e o Instituto Indiano de Tecnologia da Informação, Design e Fabricação a resposta foi criar um braço-robô capaz de alimentar tanto quem está equipado com ele como as outras pessoas da mesa.

A invenção se chama Arm-A-Dine e foi supostamente feita para “aumentar a experiência social” quando se está comendo. O artigo com os resultados da pesquisa deixa claro que esse robô não tem nenhuma função de acessibilidade ou algo do tipo; a proposta é puramente lúdica e quer contribuir para melhorar nosso conhecimento da interação entre humano e comida.

A ideia é retirar o controle da pessoa que está comendo e transformar o processo de levar a comida do prato até a boca em um jogo. Isso é feito através de sensores que detectam a expressão de quem está na mesa. Como você pode ver no vídeo abaixo, a pessoa que estiver com uma expressão considerada alegre recebe a comida. Se nenhum dos dois estiver sorrindo durante aquele momento, o braço hesite um pouco antes de fazer a escolha, deixando os convidados na expectativa.

Que fique bem claro, o Arm-A-Dine não é um produto comercial e tem uma série de limitações que desencorajam um lançamento nas lojas, como o fato de parar muito longe da boca do usuário por questões de segurança e não ser capaz de segurar qualquer tipo de alimento. A expectativa dos pesquisadores é lançar a ideia e esperar que isso incentive mais pessoas a explorar o uso da tecnologia durante a refeição.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Braço-robô leva comida até a sua boca e transforma a refeição em um jogo via TecMundo