1

Você sabia que o “lago” mais salgado do mundo fica na Antártida?

Muita gente acha que o corpo-d’água mais salgado do mundo é o Mar Morto, mas na verdade ele é apenas bastante popular, devido à sua localização e ao seu tamanho. O lago mais salino do mundo fica na Antártida e chega a ser 18 vezes mais salgado que o oceano e até o dobro que o Mar Morto.

O único detalhe é que chamar Don Juan Pond de “lago” é quase um exagero: ele tem meros 300 metros de comprimento, 100 metros de largura e sua profundidade raramente passa dos 40 cm! Só que ele é tão salgado que nem sequer chega a ficar congelado, mesmo quando as temperaturas chegam a -40°C!

Condições lembram às de Marte

O sal chegou até ali por precipitações. Quando a umidade aumenta, o sal no entorno do Don Juan Pond a absorve. Com isso, os sais acabam penetrando no solo até alcançar o lago por conta do derretimento da neve que os arrasta. Esse processo, chamado de deliquescência, provavelmente ocorre em Marte – por isso é importante o seu conhecimento por parte dos cientistas.

E não é apenas isso que aproxima a região do que os possíveis colonizadores enfrentarão no Planeta Vermelho: o frio intenso, a aridez e a extrema radiação ultravioleta conferem ao local condições “perfeitas” de estudo. A quantidade de água no Don Juan Pond varia muito, sendo que ele já chegou a ficar praticamente seco no final dos anos 90.

Praticamente um banhadão

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!