Doença e saúde mental: 5 transtornos que você nunca ouviu falar

10/12/2019 às 11:002 min de leitura

Infelizmente, inúmeras pessoas por todo o planeta sofrem com algum tipo de doença psíquica. Alguns transtornos mentais são mais conhecidos, como a depressão, ansiedade, transtorno bipolar e déficit de atenção. Contudo, há uma série de outros distúrbios mentais com os quais as pessoas não estão familiarizadas.

Observe adiante uma lista com alguns transtornos mentais muito pouco conhecidos pelas pessoas em geral.

Fonte:Getty Images

1. Síndrome de Diógenes

A síndrome de Diógenes é uma doença de caráter psicológico e também comportamental. Quem sofre desse mal tem uma negligência extrema com a sua higiene pessoal e a de sua casa e um distúrbio chamado silogomania, uma espécie de transtorno obssessivo-compulsivo onde a pessoa efetua um acúmulo excessivo de resíduos e objetos. 

Ou seja, além de largarem mão de sua higiene pessoal e residencial, transformam-se em acumuladores.

2. Síndrome de Stendhal

A síndrome de Stendhal é também chamada de hiperculturemia. Ela provoca uma série de sintomas físicos e reações emocionais e psicológicas quando o sujeito vai apreciar algum tipo de obra de arte. É como se a pessoa ficasse tão excessivamente impressionada que isso causa um "rebuliço" na mente dela.

3. Síndrome de Jerusalém

Quando essa doença ocorre, a pessoa repentinamente acredita que é Deus, Jesus, algum personagem da Bíblia, enfim, qualquer figura importante dentro de uma determinada religião. Ela acontece principalmente por adeptos do cristianismo, judaísmo e islamismo. Não é preciso, obrigatoriamente, ter algum transtorno mental para ser acometido por essa síndrome.

De fato, qualquer um pode estar gozando de suas plenas faculdades mentais e, de repente, sair por aí acreditando que é uma figura religiosa de renome, como Maria, Maomé ou João Batista, por exemplo. Felizmente, ela tem duração temporária, podendo ser sanado com medicamentos e terapia.

4. Síndrome de Fregoli

Nessa doença, o indivíduo acredita convictamente que as pessoas ao seu redor possuem a capacidade de se disfarçar, mudando a aparência, gênero, roupas, enfim, tudo, para que finjam ser outras pessoas, muitas vezes com o objetivo de persegui-o.

5. Síndrome de Cotard

Ela é conhecida também como Delírio de Negação ou Síndrome do Cadáver Ambulente. É um distúrbio bem raro, no qual a pessoa acredita que está morta e/ou que os seus órgãos estão apodrecendo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: