10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Mar Morto

24/03/2018 às 10:002 min de leitura

O Mar Morto está localizado na fronteira entre a Jordânia e Israel. É uma espécie de corpo de água com uma quantidade tremenda de sal, o que faz com que uma pessoa possa flutuar na água, além dos diversos benefícios para a saúde.

1. Formou-se por causa de uma fenda na crosta terrestre

O Mar Morto surgiu porque a crosta da Terra foi esticada devido à formação de uma fenda naquele lugar. A superfície acabou afundando onde a crosta era fina, o que levou à formação do Mar Morto. E tem mais! Alguns cientistas acreditam que pode estar afundando mais a cada ano que passa.

2. Ponto mais baixo da Terra

As margens da superfície do Mar Morto ficam a 423 metros abaixo do nível do mar, o que o torna o ponto de elevação mais baixo do mundo.

3. Não é um mar!

É na verdade um lago muito grande e sem saída para o oceano. Só é chamado de mar porque há muito sal na água (muito mesmo).

4. Lago hipersalino mais profundo

Por incrível que pareça, apesar da fama ele não é o mais salgado; há três na frente. Porém, dos lagos mais salgados do mundo, ele é o mais fundo, chegando a 377 metros de profundidade.

5. Cheio de vida!

O alto teor de sal do Mar Morto faz com que nenhum tipo de vida aquática sobreviva, por isso ele tem esse nome.

2

6. Você pode flutuar!

A água do Mar Morto é tão densa que faz com que você possa flutuar sem esforço.

7. Turismo médico

A água é tão concentrada em minerais como zinco, e tem o ar tão rico em oxigênio, que tem se mostrado excelente no tratamento de asma, pressão alta e reumatismo, bem como várias doenças de pele.

3

8. A lama também é ótima!

Pois é! A lama lá também tem propriedades curativas, pois é rica em sódio, potássio, magnésio e cálcio.

9. Os pergaminhos do Mar Morto

Se você gosta de história, provavemente vai gostar disso. Os pergaminhos do Mar Morto foram encontrados numa caverna em Qumran e contêm algumas das cópias mais antigas da Bíblia Hebraica.

4

10. Refúgio desde os tempos bíblicos

A Bíblia Hebraica cita o Mar Morto como o lugar onde o rei David se refugiou, e muitas pessoas acreditam que o primeiro turista ali foi possivelmente Abraão, embora não haja nenhuma prova disso.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: