Você soube da 'cidade perdida' que foi descoberta na África do Sul?

03/02/2019 às 13:012 min de leitura

Pode parecer inacreditável que nos dias de hoje, com tanta tecnologia disponível e em um planeta constantemente vigiado e vasculhado por satélites e outras tecnologias, ainda existam “cidades perdidas”. No entanto, foi com isso que arqueólogos da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, se depararam recentemente!

Os pesquisadores acreditam ter encontrado as ruínas de uma antiga cidade que vinha sendo buscada há 2 séculos, um local chamado Kweneng e que floresceu entre os séculos 15 e 19, antes da chegada dos europeus por lá. O lugar era ocupado por integrantes de um grupo vinculado à cultura Tswana e possivelmente abrigou uma população de mais de 10 mil habitantes, o que fazia dele uma das localidades mais populosas da África.

Cidade perdida

Conforme mencionamos no início da matéria, Kweneng vinha sendo buscada há bastante tempo, e foi graças a uma tecnologia conhecida como LIDAR que a sua descoberta foi possível. Esse método consiste em realizar sobrevoos sobre as áreas nas quais os pesquisadores suspeitam que possam existir estruturas ocultas – geralmente por vegetação densa, como florestas, por exemplo – e emitir pulsos de laser em direção ao solo.

Mapa resultante do processamento dos dados obtidos sobre Suikerbosrand via LIDAR (The Guardian/Universidade de Witwatersrand)

A superfície, então, rebate os sinais, e isso permite que equipamentos façam uma leitura do terreno – e que os cientistas interpretem o que existe lá. Essa mesma tecnologia já foi usada em outras ocasiões e uma imensa cidade maia foi descoberta em meio à selva na Guatemala no ano passado por meio dessa técnica, lembra?

Declínio e ruína

No caso de Kweneng, bilhões de sinais foram emitidos em uma região situada em uma cadeia montanhosa próxima a Joanesburgo chamada Suikerbosrand, e o processamento das informações obtidas revelou que a cidade chegou a ocupar uma área de 20 quilômetros quadrados e abrigar aproximadamente 800 construções que provavelmente eram usadas como lar pela população.

Reconstrução da antiga cidade de Kweneng (Science Alert/Wikimedia Commons/Kgosi Kai)

Os pesquisadores ainda identificaram paredes paralelas de pedra indicando a existência de diversas vias em Kweneng, possivelmente usadas para levar rebanhos de uma parte a outra da cidade. Também foram descobertas ruínas de 2 estruturas imensas que, juntas, ocupavam uma área de 10 mil metros quadrados, mais ou menos, e os arqueólogos suspeitam que elas eram usadas para abrigar gado e outros animais.

Essas características todas sugerem que Kweneng foi uma cidade bastante próspera em seu apogeu e, sobre o seu declínio e ruína, relatos passados de uma geração a outra nas comunidades que ocupam a região atualmente indicam que o desaparecimento da cidade está relacionado com guerras sangrentas travadas entre os habitantes locais e os colonizadores europeus.

Aliás, agora que Kweneng foi identificada, descentes dos antigos ocupantes iniciaram um movimento para que o local seja reconhecido oficialmente como sua terra natal, uma vez que as ruínas fazem parte de sua herança cultural e história. Confira a seguir uma reconstrução feita pelos arqueólogos que encontraram a cidade:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: