Paradoxo de Fermi: por que não encontraremos os ETs?

21/12/2018 às 09:001 min de leitura

Equipamentos de alta tecnologia ainda buscam formas de vida alienígena (Fonte da imagem: )

Você já ouviu falar no Paradoxo de Fermi? Trata-se de uma possível explicação para o fato de não termos contato com outras civilizações, mesmo com o imenso número de corpos celestes que poderiam abrigar vida inteligente fora da Terra. Existem, em todo o universo, milhares de planetas que seriam capazes de abrigar vida – por condições climáticas, oferecimento de recursos e outros fatores.

Por outro lado, nunca foi evidenciada a presença de vida alienígena em local algum – assim como não existiu a tentativa clara de comunicação entre povos de outros planetas. Isso não vale apenas para os “discos voadores”, mas também para possíveis sinais de rádio ou outras ondas de comunicação, que nunca foram captadas por tecnologia terrestre. É por isso que o Discovery News afirma que não encontraremos vida extraterrestre.

Outras possibilidades

Embora o Paradoxo de Fermi nos diga que a falta de comunicação é uma prova de que não há vida fora da Terra, algumas teorias conspiratórias afirmam que isso não significa nada. Há quem diga que as civilizações extraterrestres possuem tecnologia suficiente para observar a vida na Terra sem serem notadas – sem falar nas que dizem que os ETs estão infiltrados em vários setores de relevância aqui no planeta.

Também é preciso dizer que existem algumas teorias dizendo que as civilizações alienígenas não fazem contato com a Terra por dois outros motivos. Algumas chegaram ao declínio e sucumbiram às condições dos planetas e outras ainda não chegaram ao ponto de possuir tecnologia para viagens planetárias.

Independente de qual seja a versão que realmente explica o fato de nunca termos realizado contato comprovado com alienígenas, é preciso admitir que o Paradoxo de Fermi consegue explicar algumas das razões pelas quais ainda nos consideramos os únicos deste vasto universo. Mas os humanos ainda estão procurando outras formas de vida.

Fonte: Discovery News e Apolo 11

*Publicado originalmente em 28/05/2012.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: