Cientistas sugerem que cura da obesidade pode estar em comer “argila”

07/02/2019 às 07:122 min de leitura

A obesidade é uma das doenças que mais matam no mundo, movimentando mais de US$ 2 trilhões de dólares ao redor do mundo, todos os anos, em tratamentos e dietas. Porém, mesmo com muito esforço algumas pessoas não conseguem emagrecer ou sofrem do efeito sanfona. Curiosamente, cientistas australianos acreditam que a cura para as gordurinhas a mais poderia estar na argila!

A pesquisadora Tahnee Dening, da Universidade do Sul da Austrália, analisava como componentes presentes na argila interferiam no processo de distribuição de drogas antipsicóticas no corpo quando notaram que esses materiais conseguiam absorver gotículas de gordura no intestino! “Isso é realmente incrível”, gaba-se Dening, que acredita, inclusive, ter encontrado a cura para a obesidade.

“Não só os materiais argilosos estavam aprisionando as gorduras dentro de sua estrutura de partículas, como também as impediam de serem absorvidas pelo corpo, garantindo que a gordura simplesmente passasse pelo sistema digestivo. Foi esse comportamento único que imediatamente sinalizou que poderíamos estar em algo significativo”, explica a descobridora.

Argila pode ser a grande heroína contra a obesidade (Imagem: Reprodução/The Daily Beast)

O mineral estudado é a montmorilonita, que pode ser obtida através da purficação da argila ou da laponita. Ele não funcionou na ativação das drogas antipsicóticas, mas pode acabar interferindo na indústria do emagrecimento – e os pesquisadores já se adiantaram, apesar da descoberta quase casual.

Um grupo de ratinhos foi alimentado com muita gordura para, depois, uma parte receber uma medicação placebo, outra ser tratada com orlistate (bastante popular entre quem tenta emagrecer) e, por fim, alguns indivíduos receberem a montmorilonita. Descobriu-se que aqueles tratados com o mineral proveniente da argila tiveram um resultado muito mais visível do que os outros roedores.

A meta, agora, é criar um componente com as propriedades da montmorilonita (o “aprisionamento” da gordura) e do orlistate (a inibição da enzima que digere as moléculas de gordura). Portanto, não é para se jogar de cara na terra tentando emagrecer – ainda é preciso que sejam descobertos os reais benefícios do mineral argiloso e a melhor maneira de processá-lo para o nosso consumo.

Tahnee Dening fez a descoberta por acaso (Imagem: Reprodução/9News)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: