Templo Branco da Tailândia tem referências ao budismo e a Star Wars

14/08/2015 às 07:562 min de leitura

Com cerca de 70 milhões de habitantes, a Tailândia é um país extremamente turístico e conta com paisagens belíssimas. Além disso, o país conta com vários templos seculares, sendo que 85% da população é budista. Já falamos de um deles aqui no Mega Curioso: o tamanho do Wat Phra Dhammakaya é impressionante! Agora chegou a vez de você conhecer o Wat Rong Khun.

O Templo Branco, como é conhecido o Wat Rong Khun, é um dos mais belos da Tailândia. Ele fica na cidade de Chiang Rai, no norte do país, e sua construção é bem recente. Ele começou a ser erguido em 1997 pelo artista Chalermchai Kositpipat, que recusou qualquer tipo de financiamento para poder ter total liberdade em sua obra.

O Wat Rong Khun é feito basicamente de amianto, e a cor branca foi para simbolizar a pureza de Buda. O templo tem inúmeras esculturas ricamente trabalhadas, e caminho que leva à entrada principal mostra um círculo que simboliza a vida, a morte e o renascimento. Nesse trecho, centenas de mãos brotam do chão em direção ao céu – elas simbolizam o pecado.

Mar de mãos leva à entrada principal do Templo Branco

E o mais curioso: apesar de ter tirado dinheiro de seu próprio bolso para construir o templo.,Kositpipat não cobra entrada em sua obra. O único porém, entretanto, é que os turistas só podem fotografar a área externa da construção. Outras regras são comuns a outros templos da Tailândia: os ombros e as pernas precisam estar cobertos, não pode se alimentar em seu interior e nem entrar com animais.

Cultura pop

Como Kositpipat recusou financiamento, ele pôde colocar o que quis em sua arte. E assim ele fez! Nas paredes internas do Wat Rong Khun, há representações de Michael Jackson e Elvis Presley, além de referências a filmes como “Matrix”, “Avatar”, “Kung Fu Panda”, “Homem-Aranha” e “Star Wars”. Uma escultura do Predador é uma das poucas peças escuras do templo.

A ideia do criador é de aproximar as novas gerações do budismo, por isso o apelo para a cultura pop. Atualmente, porém, vários locais do Wat Rong Khun estão fechados, já que um terremoto em maio de 2014 danificou a estrutura. Havia, inclusive, a possibilidade de demolição do templo, mas os arquitetos conseguiram provar que uma restauração será capaz de salvar o prédio. As obras devem demorar dois anos.

Confira mais fotos do maravilhoso Templo Branco da Tailândia:

Galeria 1

Já reservou sua paisagem para a Tailândia para conhecer o templo budista que faz referência à cultura pop? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: