Cães-guia fazem muito mais do que ajudar pessoas cegas a andar sem muitas dificuldades. A verdade é que esses animais são extremamente fiéis a seus donos e entendem que estão ali para oferecer proteção, além de servir de guia.

Prova disso é a atitude de Yolanda, uma linda cadela da raça Labrador que salvou a vida de sua dona ao conseguir ligar para os bombeiros e retirar a mulher de 60 anos de casa em meio a um incêndio.

Assim que conseguiu ligar para os bombeiros, ela puxou a mulher para fora de casa e a deixou em um local seguro. A dona de Yolanda foi encaminhada para o hospital por causa da fumaça inalada, sem outros problemas mais graves de saúde.

Não foi a primeira vez

O legal dessa parceria é que essa foi a terceira vez que Yolanda mostrou seu lado heroico. Em 2015, sua dona caiu e ficou inconsciente – foi graças a uma ligação feita pela cadela que uma equipe médica conseguiu saber do ocorrido e chegar até o local.

Em 2013, Yolanda impediu que dois assaltantes invadissem a casa de sua dona, e, quando a mulher conseguiu ligar para a polícia, foi surpreendida pelos policiais que estavam chegando – Yolanda, esperta, já tinha denunciado o crime através de seu telefone especial, que ela foi treinada para usar em casos de emergência. Isso que é cachorro bom, hein!