Nova espécie de tarântula gigante é descoberta no Sri Lanka

08/05/2013 às 09:551 min de leitura

Se você tem medo de aranhas, é melhor ter cuidado: em uma vila remota do Sri Lanka, pesquisadores descobriram uma espécie de tarântula que pode deixar você completamente paralisado de pavor. O animal, incrivelmente enorme, tem o tamanho do rosto de um adulto.

A espécie foi descoberta pela equipe de cientistas da agência de Biodiversidade, Educação e Pesquisa do país e traz marcas amareladas em suas pernas, de assustadores 20 cm de comprimento, e uma tarja rosada em seu corpo.

A espécie foi nomeada Poecilotheria rajaei, em uma homenagem a Michael Rajakumar Purajah, oficial da polícia local que ajudou os cientistas a atravessarem selvas extremamente perigosas, a fim de localizar a aranha.

Os cientistas encontraram a tarântula pela primeira vez em 2009, quando moradores do norte do Sri Lanka mataram um animal e entregaram seu cadáver para estudos. A partir disso, os pesquisadores passaram a procurar o animal em seu habitat.

A missão não era de apenas coletar mais aranhas, mas eles precisavam especificamente de uma Poecilotheria rajaei fêmea e de pouca idade. No entanto, segundo Ranil Nanayakkara, chefe da equipe de pesquisas, os animais são muito raros.

Segundo ele, cascas velhas de árvores formam o ambiente perfeito para essa espécie. No entanto, com o desmatamento na região, os animais estão buscando abrigos em casas e prédios antigos.

Embora a Poecilotheria rajaei seja extremamente venenosa, ela não chega a ser letal para humanos. No entanto, ela é capaz de aniquilar alguns animais como ratos, pássaros, lagartos e cobras de pequeno porte.