Conheça algumas criaturas ninjas e seus incríveis mecanismos de defesa

03/06/2013 às 12:202 min de leitura

Já apresentamos para vocês aqui no Mega Curioso alguns animais incríveis, capazes das proezas mais sensacionais. Entre eles, caso você não se lembre, estão a lagosta-boxeadora, que tem fama de ser o bicho mais desgraçado dos mares, seu priminho barulhento — e também desgraçado! —, o camarão pistola, e o tenebroso tubarão-duende, capaz de projetar sua mandíbula para frente ao atacar, lembrando bastante o monstrinho do filme “Alien”.

Esses animais são apenas alguns exemplos de como a natureza pode equipar criaturas com mecanismos de defesa incríveis, dando aos bichinhos verdadeiros poderes ninjas. O vídeo que você pode conferir a seguir, produzido por Kevin Lieber do canal Vsauce2, do YouTube, traz, além das criaturinhas que mencionamos acima, outros cinco pesos-pesados do mundo animal:

O vídeo está em inglês, mas você pode ativar as legendas em português — relativamente bem compreensíveis — no menu. De qualquer forma, incluímos uma breve explicação abaixo.

Cada um se defende como pode

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Segundo Lieber, o sapo cabeludo Trichobatrachus robustus conta com superpoderes parecidos aos de Wolverine, quebrando os ossos dos próprios dedos, que se projetam para fora da pele e atuam como garras pontiagudas. Outra criatura apresentada pelo canal foi o encouraçado pangolim, que parece uma espécie de tatu coberto de escamas, as quais formam um escudo impenetrável que o protege do ataque de predadores.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Os besouros-bombardeiros, por sua vez, contam com bolsas em seus abdomes com diferentes toxinas e, quando são ameaçados, produzem explosões na forma de spray — ejetado a 100° C — para afugentar seus inimigos. Já o peixe-bruxa, que mais se parece a uma enguia inofensiva, consegue transformar a água próxima a ele em uma meleca transparente que pode sufocar seus predadores.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Lieber também fala sobre o polvo-imitador, cujo superpoder consiste em se fazer passar por outras espécies marinhas e até mesmo copiar os desenhos e padrões do ambiente para se camuflar. Por último — além do tubarão-duende e do camarão pistola, cujas matérias você pode conferir clicando sobre os links —, a última criatura do vídeo é o caranguejo boxeador, que “veste” pequenas anêmonas repletas de toxinas como luvas e as usa para se defender.

Fonte da imagem: Reprodução/Instituto Aprenda.bio

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: