Fóssil de um tubarão raríssimo foi encontrado na Austrália

26/01/2015 às 05:572 min de leitura

Assustador: assim pode ser definido normalmente um tubarão. E quando a natureza resolve presentear as pessoas com uma espécie ainda mais aterrorizante dessa fera? Pois se prepare para conhecer o Frilled Shark, ou tubarão-babado, uma criatura cujo fóssil foi encontrado no início desse mês perto do Lakes Entrance, em Gippsland, na Austrália.

Na verdade, faz muito tempo que não se via esse gênero que está quase extinto. O Chlamydoselachus anguineus (nome científico desse tubarão) existe há 72 milhões de anos e é uma das suas espécies ainda vivas desse gênero. Ele foi encontrado em um navio de pesca e fotografado por pescadores que não sabem como ele foi parar lá.

Segundo o SETFIA — South East Trawl Fishing Industry Association —, o fóssil do animal foi oferecido ao CSIRO — Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation —, mas foi negado porque a comunidade já possui essa espécie de tubarão. Quer saber como são esses "simpáticos bichinhos"? Confira!

Características da espécie

Os incríveis tubarões-babado carregam consigo seis pares de guelras onduladas, e por esse motivo recebem esse nome tão peculiar. Além disso, eles são enormes, possuindo cerca de 2 metros de ponta a ponta, e têm pele marrom escura (pelo menos todos os espécimes capturados até hoje tinham essa coloração).

Eles podem ser comparados com uma enguia. Seu corpo é todo flexível, o que permite que se movimente com rapidez, além de se torcer e de se lançar com muita facilidade. As mandíbulas do tubarão-babado também são maleáveis, o que faz com que ele consiga engolir a sua presa inteira, adaptando-se ao formato do animal.

Mas o que mais chama a atenção e assusta realmente é a quantidade de dentes dessa criatura: 300 deles em forma de agulhas e alinhados em 25 fileiras. Isso faz com que poucos animais se atrevam a enfrentá-lo. Não é pra menos, certo? Assista aos vídeos abaixo e veja um pouquinho mais sobre o tubarão-babado.

No primeiro vídeo, é possível ver um tubarão-babado encontrado no Japão. Embora seja extremamente raro, não é a primeira vez que esse animal foi visto na natureza nos dias de hoje. No segundo clipe, você verá a espécie muito bem preservada no aquário de Enoshima. E aí, o que achou dessa fera nada sociável?