Parece coisa de filme de terror, daqueles em que criaturas terríveis e nojentas fazem atrocidades bizarras que nos deixam de cabelo em pé, mas não é. Fazendo enorme sucesso na internet, o vídeo tailandês explica um pouco sobre o bicho que vem chocando milhões. Vamos tentar entender um pouco de qual inferno esse bicho maldito deve ter saído.

O animal que vemos é uma nemertea, ou nemertina, um verme invertebrado de corpo não segmentado. A maioria tem em torno de 20 cm, mas alguns chegam a passar de 50 metros! Sua coloração varia bastante e a maioria é de ambiente aquático. Os poucos indivíduos terrestres vivem em lugares bastante úmidos, como cavernas e pântanos.

No vídeo, um indivíduo (que agora deve estar morto ou no mínimo com sérios danos psicológicos) segura uma nemertea na mão. Provavelmente sentindo-se ameaçada, a criatura nojenta expele algo que parece uma substância gosmenta mas firme, como uma teia, que se espalha como raízes pela mão do pobre coitado.

Essa “substância” na verdade é chamada de probóscide, uma estrutura de defesa que captura presas. Quando lançada, ela ataca invertebrados menores, o lanchinho favorito das nemerteas. A probóscide pode ser retraída quando o verme relaxa seus músculos para ser usada novamente quando for preciso.

Esclarecido ou não, o vídeo continua deixando muita gente arrepiada e morrendo de gastura. De qualquer forma, acho que o que mais queremos é distância desse bicho asqueroso. Credo!