Você conhece a aranha que faz a maior e mais forte teia do mundo?

14/08/2015 às 07:282 min de leitura

As aranhas podem ser bichos, ao mesmo tempo que horripilantes pra algumas pessoas, também fascinantes aos olhos de outras. Nós já falamos sobre diversas espécies aqui no Mega Curioso, como a aranha-pavão, suas variadas espécies e seu curioso ritual de acasalamento, a tenebrosa aranha-golias e sua fome de pássaros, a espécie que dissolve os próprios órgãos para manter a prole viva, entre inúmeras outras. Há aquelas extremamente perigosas com seus venenos letais e algumas das mais bizarras do mundo. Seguindo a regra, apresentamos mais uma espécie curiosíssima de aracnídeo, a Caerostris darwini ou “aranha-da-casca-de-darwin”.

Originária da ilha de Madagascar, essa aranha só chegou ao conhecimento do resto do mundo em 2009. A característica mais atrativa dessa espécie é a incrível teia que ela produz. A seda que compõe os fios tecidos pela espécie é conhecida como a segunda substância biológica mais resistente do mundo. Relativamente, o material da teia é considerado duas vezes mais forte que as teias de aranha comuns e incríveis 10 vezes mais resistente que o kevlar, substância utilizada para confecção de coletes à prova de balas.

Caerostris darwini ou “aranha-da-casca-de-darwin”

Além do material forte que produzem, essas aranhas são consideradas predadores muito espertos e procuram montar suas teias em locais que outros animais não acessam, como sobre rios e lagos. Para tanto, não só a resistência do material chamou a atenção dos cientistas, mas também a largura da teia, que para conseguir ser montada sobre uma grande área, chega a ter 24 metros de uma extremidade a outra. São nada mais, nada menos que dois ônibus, modelo comum, de teia.

Aí, neste momento, você deve estar se perguntando “como é possível uma aranha atravessar o rio ou o lago para confeccionar a teia”. Bem, ela não nada e não anda sobre as águas. Segundo o trecho de um estudo publicado pelo site IO9, a aranha-da-casca-de-darwin inicia a produção de sua futura casa lançando inúmeras linhas de teia sobre as águas e a favor do vento. Essas linhas servirão como uma ponte entre os locais que sustentarão a teia nas margens dos rios ou dos lagos.

A primeira linha que serve como uma ponte entre uma extremidade e outra da área que ocupará a teia

Em seguida, abaixo da linha inicial, elas partem para a construção da área circular em torno do centro da futura teia. Curiosamente e diferentemente de outras espécies, os fios iniciais não farão parte área central da teia, ou seja, elas servem somente para a estrutura inicial de forma que, após isso, as aranhas constroem uma nova malha de teias.

A teia da aranha-da-casca-de-darwin depois de finalizada

O que você achou das teias produzidas pela aranha-da-casca-de-darwin? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: