Tubarão-tigre com 5 metros abocanha outro do tipo 'martelo' e acaba morto

19/08/2015 às 10:322 min de leitura

Frequentemente caem na rede casos virais que envolvem tubarões. Histórias e vídeos como o das mergulhadoras que tiveram sua gaiola atacada, do confronto entre orcas e tubarão, do recente ataque ao surfista Mick Fanning transmitido ao vivo no campeonato mundial de surf ou do estranho e assustador tubarão-duende com sua mordida horripilante, noticiadas aqui no Mega, tomam a internet por mostrar esses animais assustadores em ação.

Porém, nem sempre as histórias são legais ou somente bizarras. A exemplo do vídeo com uma fêmea de tubarão-martelo grávida e da foto de um tubarão que foi servido inteiro em um resort na Tunísia, outro caso de tubarão que morre pelas mãos humanas ganha repercussão negativa na internet. Um enorme tubarão-tigre foi capturado por um pescador na praia de Nine Mile, na Australia.

As fotos viralizaram na internet em função do grande tamanho do animal. Entretanto, o pescador responsável pela captura, um australiano chamado Matthew, afirmou, em entrevista ao site The Northern Star, que acredita que o animal caçado não seja tão impressionante pelo tamanho. “Eu já mergulhei com tubarões maiores que este. Esse é um pequeno”, declarou.

Com quase 5,5 metros de comprimento, o animal foi confundido pelos internautas com um exemplar da famosa espécie tubarão-branco e gerou indignação em diversos grupos conservacionistas. Porém, o porta-voz do grupo de proteção ao ambiente marinho “Chance Positiva para a Vida Marinha”, Karl Goodsell, desmentiu a informação, afirmando que se trata de um tubarão-tigre e que a espécie pode chegar a medir até sete metros.

Goddsell se intitula um surfista e conservacionista e busca fazer com que a população entenda a importância de se preservar espécies como a dos tubarões, cuja caça pode produzir grande impacto no meio ambiente. “Nós precisamos desses predadores para garantir o equilíbrio do ecossistema nos oceanos. Tirando esses animais do ambiente marinho sem saber do seu comportamento ou os seus padrões de migração é como ‘tapar o sol com a peneira’, pois os estudos científicos mostram que isso não vai resolver problemas com ataques de tubarão”, explicou.

O pescador Matthew também se defendeu afirmando que não tinha a intenção de matar o grande animal. Ele contou que inicialmente estava travando um batalha com um tubarão-martelo que havia fisgado, quando, antes de recolhê-lo à embarcação, o tubarão-tigre apareceu e abocanhou o animal menor. Segundo ele, essa é a explicação para a forma aparentemente inchada do enorme peixe nas fotos que viralizaram.

Há um ano, nós apresentamos um vídeo com uma situação parecida com a descrita por Matthew, aqui no Mega Curioso. Na gravação, um pequeno tubarão fisgado foi abocanhado por um peixe-gigante antes de ser colocado para dentro do barco. Você pode dar uma conferida nesse vídeo, clicando aqui.

Outro caso de tubarão-tigre capturado em agosto

O site First We Feast traz a informação de outro tubarão-tigre que foi apanhado no início deste mês. Neste caso, a captura aconteceu no estado americano da Carolina do Sul e o animal caçado pesava mais de 360 kg. Confira a foto montagem publicada pelo site:

O que você acha da caça de tubarões? Opine no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: