Conheça 10 casos bizarros de animais com partes do corpo a mais

15/09/2015 às 04:015 min de leitura

“Os animal… tem ‘uns bicho’ interessante”, já diziam os saudosos Mamonas Assassinas sobre os variados seres que habitam este planeta. De maneira geral, os animais possuem características muito interessantes que, mesmo sem qualquer anomalia, já rendem muito o que falar.

Mas, ainda assim, há alguns que se superam no quesito bizarrice. E isso se dá tanto pela sua aparência exótica, como os que você pode ver clicando aqui, quanto pelo seu ar assustador, como os apresentados pelo Mega Curioso na lista de 11 espécies que parecem saídas de filme de terror.

Agora, o Mega traz a você uma lista publicada pelo site Oddee com alguns casos raros de animais com partes extras do corpo que também mostram como eles podem ser ainda mais bizarros. Ah, e pode ter certeza, não se trata de truques de Photoshop como a lista de belas montagens que você pode ver clicando aqui. Confira:

1. Bezerro de duas cabeças

Nascido na comunidade de Vista Alegre no Peru, o bezerro deixou a população local em polvorosa. Isso porque as pessoas da vila acreditam que o animal pode ser um sinal divino ou fruto de um nascimento mítico, ocasionado pela passagem da mãe vaca em um pântano durante a gestação. Um veterinário local tentou derrubar as suposições da população ressaltando que a anomalia poder ter sido ocasionada pelo uso de antibióticos durante a gravidez da vaca ou por um defeito congênito.

O bezerro possui duas cabeças inteiramente formadas, com quatro olhos, duas bocas e dois narizes.

2. O gato com quatro dedos a mais

O gato Cravendale foi resgatado em agosto deste ano para ser adotado, mas uma característica especial fez os seus salvadores ficarem apreensivos: o animal possui um dedo extra em cada uma das patas. Isso faz com que ele tenha a capacidade de pegar e segurar objetos, além de escalar alguns locais como os humanos fazem. Geralmente, os gatos possuem apenas 18 digitais.

A anomalia de Cravendale é uma condição genética chamada de polidactilia, que pode afetar também os humanos. Entretanto, segundo o site Oddee, o gato não aparenta ter nenhum dos problemas associados à causa da doença.

3. O cordeiro de cinco patas

Jake, o cordeiro de cinco patas, possui duas pernas traseiras, como qualquer cria de ovino normal, porém na parte dianteiraele possui uma a mais. A anormalidade, por si só, já não é comum, e Jake se mostra ainda mais diferenciado na medida em que a deficiência não o impede de pular e agir como um filhote comum. Além disso, o cordeirinho apresentou um quadro melhor que a maioria de seus semelhantes com deficiência, pois geralmente uma anomalia assim causa morte prematura dos bebês ovinos. Segundo os donos, Jake nasceu como parte de trigêmeos, e isso o torna ainda mais especial por sobreviver à condição que apresentou.

4. O cachorro de dois narizes

O caso do cão Snuffles ficou conhecido em algumas partes do mundo, principalmente por adoradores de cães, após o abrigo onde estava, em Glasgow, na Escócia, fazer um apelo para que uma família o adotasse. Snuffles possui uma deformidade que o deixou com dois narizes e isso fez com que ele fosse rejeitado por quatro possíveis donos antes do apelo. Mensagens de várias partes do mundo chegaram, de pessoas com a intenção de adotar o pastor-belga, até que ele conseguiu uma nova família em 2014.

Snuffles nasceu com uma deformidade que deixa as duas narinas separadas e totalmente independentes uma da outra. Assim, ele aparenta ter dois narizes e fica diferente dos outros exemplares da espécie.

5. O porquinho de seis patas e oito dedos

Se você achou estranho o caso do cordeiro de cinco patas, deve ficar ainda mais espantado com o caso desse porquinho que nasceu na China em 2014. Um vídeo publicado na internet tornou público o caso do filhote que veio ao mundo com seis patas, sendo que as duas extras surgem da região do abdômen. Ele não consegue mexê-las, e elas somente balançam conforme o porco se movimenta. Segundo o dono, o animal nasceu com mais sete irmãos.

6. O “Deus” bezerro de três olhos

O dono de Shiva, a bezerra de três olhos que nasceu na Índia, descreve o animal como um milagre e tem orgulho da pequena vaca. O motivo são as fortes crenças hindus, que possuem um deus de três olhos que inspirou o nome do animal, já que muitas pessoas passaram a acreditar que ele é a reencarnação do personagem religioso.

No hinduísmo, o Deus Shiva é considerado o patrono do Yoga e das artes, além de ser um dos deuses primários da religião. Por isso, assim que ficou conhecida, a vaquinha passou a receber milhares de visitantes que chegavam para poder observar e rezar para Shiva, além de crianças para tocar na cabeça do animal com o intuito de atrair boa sorte.

7. “…e essa ‘cabra’, que tem um chifre em cima das costas”?

É, a música dos Mamonas teria uma versão muito mais louca se eles pudessem ter visto esta lista, afinal, os camelos têm as bolas em cima das costas… Mas e essa cabra? Nenhuma palavra vai descrever melhor do que as imagens do vídeo acima. Segundo o site Oddee, cabras e bodes com mais do que dois chifres não são comuns, mas existem. Entretanto, esse caso de chifre nas costas é muito mais esquisito que os de três chifres já vistos por aí.

8. A égua de corrida com uma perna a mais

Mais do que uma história de animal com membros e partes extras do corpo extra, Spare Parts (“peças reservas”, em português) é uma égua de 2 anos protagonista de uma história de superação. Criada para ser um animal de corrida, Spare nasceu com um membro a mais e chegou a quase ser sacrificada, já que os médicos entendiam que ela sofreria com essa condição. A parte a mais não era uma perna inteira, mas um princípio de osso que sobressaía de uma de suas patas.

Spare foi operada por um veterinário da região de Nova Gales do Sul, na Austrália, e demonstrou que os veterinários e seu criador, que não esperavam muito do animal, estavam errados sobre o seu futuro. Confira o desempenho de Spare em uma das corridas de que participou, após a cirurgia, no vídeo abaixo. Ela é o cavalo número 3.

9. Lesma-do-mar com duas cabeças

Segundo a bióloga do Museu Australiano do Oeste, especialista em espécies de lesmas-do-mar, Clay Bryce, esse é um caso em que “duas cabeças são melhores que uma”. Segundo ela, a condição apresentada pela espécie de lesma-do-mar encontrada por mergulhadores na costa de Sabah, em Borneo Oriental da Malásia, dificultaria muito que o animal levasse uma vida prolongada. Entretanto, o espécime parece já estar na fase adulta.

Além das duas cabeças, o exemplar de lesma-do-mar é hermafrodita, ou seja, possui tanto o sistema reprodutor masculino quanto o feminino. Segundo o site Oddee, a deformidade das duas cabeças pode ter tido origem no nascimento ou em decorrência de poluição.

10. Toupeira com dedão extra

Essa característica diferente traz um benefício significativo para a existência desses animais. Esse não é um caso especial, mas de uma espécie em geral, que possui um “dedão” extra nas patas dianteiras, totalizando seis, ao contrário da maioria dos bichos, que apresentam apenas cinco. No entanto, o polegar extra da toupeira não é bem um dedo, mas um osso estendido do punho, que se desenvolve após a formação do polegar principal e dos outros dedos.

O osso extra torna a palma mais rígida, pois o animal consegue mexê-la, mas não dobrá-la. Tratando-se de um dedo ou não, o fato é que o “polegar extra” deixa a palma da pata maior, o que contribui para uma escavação mais eficiente pela toca.

E aí, que animal com partes do corpo extras você achou mais interessante? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: