Conheça o peixe que se esconde na areia, tem espinhos venenosos e dá choque

18/04/2019 às 11:001 min de leitura

Se você estiver pensando em conhecer Virginia Beach, no estado norte-americano da Virginia, é bom tomar cuidado com um predador assustador: o peixe stargazer! Um post na página de um campeonato de surfe no Facebook acabou viralizando ao alertar sobre o perigo que se esconde nas areias dessa praia. Entretanto, esse peixe pode ser encontrado em todo o planeta e normalmente vive em águas mais profundas.

Ele pertence à família Uranoscopidae e há mais de 50 espécies conhecidas. A publicação no Facebook trouxe o animalzinho de volta à tona, ressaltando que, por ele ficar escondido na areia, fica difícil visualizá-lo em um primeiro momento. E além de uma aparência horripilante, ele possui armas mortais de gelar o sangue!

O stargazer tem os olhos no topo da cabeça, característica que permite que ele se enterre à espreita de azarados que passem sobre ele. E essa nem é sua peculiaridade mais assustadora: o peixe dispõe de grandes espinhos venenosos perto de suas brânquias e acima das barbatanas, além de gerar dolorosos choques de 50 volts!

Aparência nada amistosa

Animal de estimação

“Eles são a coisa mais malvada da criação”, diz o biólogo William Leo Smith, especialista em peixes – ele inclusive possui um stargazer em sua coleção. Para atrair os peixes, que são sua principal refeição, algumas espécies possuem um tipo de isca em formato de minhoca que cresce na parte inferior de suas bocas. Quando um caranguejo ou peixe desavisado pensa que vai fazer uma boquinha, é ele que vira refeição.

De acordo com Smith, o stargazer é o pior “animal de estimação” que ele possui. No vídeo que abre esta matéria, você pode ver o motivo de tanto terror: uma compilação de ataques de stargazers, que parecem brotar no leito do mar quando alguma vítima se aproxima. O bote é tão rápido que raramente os peixinhos desavisados conseguem fugir de virar um banquete.

Publicação alertando sobre os perigos teve mais de 27 mil compartilhamentos

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: