Você já imaginou como seria o mundo sem as baratas?

04/10/2017 às 03:002 min de leitura

O que você faz quando encontra uma barata? A reação mais comum é matá-la, certo? Esse bichinho nojento pode trazer muitas doenças, mas você já imaginou como seria um mundo sem as baratas? “Perfeito!”, dirão alguns. Só que cada espécie no planeta possui a sua função, até mesma as baratas – e olha que existem entre 5 mil e 10 mil espécies diferentes desse insetinho repugnante.

Srini Kambhampati é professor e presidente do departamento de biologia da Universidade do Texas, além de ser um especialista em baratas, e explica o que aconteceria se milagrosamente todas sumissem da Terra. Primeiramente: precisamos encaixar os insetos na cadeia alimentar, e a maioria serve como refeição de aves e de alguns mamíferos insetívoros, como algumas espécies de ratinhos.

Aliás, em algumas regiões do planeta até mesmo os seres humanos se alimentam de insetos, inclusive de baratas. Você teria coragem? Como essas aves e mamíferos não se alimentam exclusivamente de baratas, eles dificilmente iriam se extinguir, mas Kambhampati acredita que o número de indivíduos iria cair consideravelmente.

Vai um pedacinho aí?

Leia: 10 curiosidades asquerosas sobre as baratas

Quem teria chance de sumir junto com as baratas seriam algumas vespas, que são parasitas apenas dos ovos das nojentinhas. Só que com a diminuição de aves e mamíferos, a cadeia alimentar ficaria mais escassa, levando à redução do número de coiotes, lobos, alguns répteis e gatos. E por favor: um mundo com menos gatos seria muito triste, não acham?

Agora, a principal parte: as baratas se alimentam muito de matéria orgânica em decomposição, que retém grande quantidade de nitrogênio. O especialista em baratas explica que, dessa maneira, elas fazem o nitrogênio voltar para o solo através de suas fezes e que isso é fundamental para a manutenção das espécies vegetais – desde pequenos musgos até grandes florestas. Ou seja, é melhor aprendermos a nos dar bem com as baratinhas, pois elas fazem parte do ciclo sem fim que é a natureza.

O jeito vai ser aprender a amá-las

*Publicado em 25/08/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: